Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Reembolsos do IRS: já foram pagos 98% do total

Garantia dada por António Mendonça Mendes, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais.

Autor: Lusa

Até agora foram pagos 98% dos 2.659 mil reembolsos de IRS apurados entre as 5,5 milhões de declarações de imposto entregues durante a campanha deste ano, revelou esta quarta-feira (15 de julho de 2020) o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

Os dados foram revelados durante uma audição no parlamento da equipa do Ministério das Finanças, depois de vários deputados terem questionado o Governo sobre o atraso na devolução do imposto pago a mais pelos contribuintes, escreve a Lusa.

O governante recusou que haja atraso no pagamento dos reembolsos e lembrou que o prazo para a liquidação das declarações termina dia 31 de julho, tendo adiantado que estão liquidadas 5,3 milhões, ou seja, 96% das 5,5 milhões de declarações que foram entregues.

Deste total, 1,6 milhões de declarações tiveram um resultado nulo, ou seja, não há lugar nem a pagamento nem a reembolso, cerca de um milhão resultou em nota de cobrança e 2.569 mil em reembolso.

Em resposta ao deputado do PSD Álvaro Almeida, que referiu casos de divergências que estariam a atrasar o pagamento do reembolso, António Mendonça Mendes recusou a acusação, afirmando que a Autoridade Tributária e Aduaneira está a fazer “as liquidações com toda a responsabilidade e regiro” pelo que, quando há divergências, “são comunicadas aos contribuintes para serem clarificadas”.