
A pandemia da Covid-19 veio mexer a fundo com o mercado de trabalho, atirando milhares de portugueses para a pobreza e reduzindo a dinâmica do recrutamento. Mas também veio colocar em evidência algumas profissões que viram a procura a aumentar e os salários subir. Quais são os empregos que se encaixam nesta lista?
São vários. Como seria de prever os altos cargos de direção de saúde começaram a ser valorizados, revela um estudo realizado pela Manpower a que o Expresso teve acesso. As carreiras de alta responsabilidade ligadas à área das tecnologias também foram favorecidas durante a pandemia, estando em destaque o cargo de diretor tecnológico (CIO), diretor de serviços partilhados e responsável de comércio eletrónico.
O que é certo é que o aumento da procura aliado à escassez de talento é a combinação perfeita para fazer escalar os salários em determinadas áreas. Segundo a Manpower, este é o caso dos especialistas em cibersegurança, ‘big data’, machine learning, e até marketing digital.
Estas são as dez profissões que saíram valorizadas do contexto pandémico:
Há também algumas profissões que foram desfavorecidas durante a pandemia – sobretudo aquelas que se inserem nos setores mais afetados como é o caso do turismo, hotelaria e restauração. Para estas a retoma só é esperada em 2023, segundo a Manpower. O que poderá acontecer é que muitos trabalhadores qualificados nestas áreas mudem para profissões mais estáveis, prevê a consultora.
Para poder comentar deves entrar na tua conta