Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

QSP Summit 21 marcou o regresso à normalidade nos grandes eventos

Empresas apresentaram na Exponor um conjunto de ideias inovadoras e mostraram-se satisfeitas com adesão dos participantes.

‘Facing the Unkown’ foi o mote da 14ª edição do evento. / QSP Summit
‘Facing the Unkown’ foi o mote da 14ª edição do evento. / QSP Summit
Autor: Elisabete Soares (colaborador do idealista news)

Encarar o Desconhecido (‘Facing the Unkown’) foi o mote da 14ª edição do QSP Summit - considerado um dos “mais prestigiantes eventos de gestão e marketing da Europa” -, o primeiro grande evento presencial realizado ainda em fase de pandemia em Portugal, e cuja adesão dos participantes e a qualidade dos oradores foi comparável à conferência de 2019, permitindo antever um regresso à normalidade ainda em tempos de Covid-19.

Dedicado à gestão e ao marketing, o evento aconteceu na Exponor, em Matosinhos, no final da semana passada, nos dias 9 e 10 de setembro, reunindo cerca de 2.500 participantes, que tiveram oportunidade de assistir a um conjunto de conferências, com cerca de 50 oradores convidados, entre eles o conceituado jornalista e autor Malcom Gladwell, considerado um dos pensadores mais influentes e relevantes da atualidade.

Em declarações ao idealista/news, Rui Ribeiro, CEO da QSP, consultora que organiza o evento, destaca o mérito da sua concretização, depois de ter sido "adiado quatro vezes”, em 2020, e a última vez, em março passado, tendo sido agora o primeiro evento com dimensão a realizar-se, “numa altura crucial e muito importante para a abertura da economia”.

Rui Ribeiro alerta para o facto de este resultado ser “um bom sinal”, comparável com a última edição, numa altura em que a economia nacional atravessava um bom momento.

Outro aspeto que realça é o positivismo mostrado pelos oradores sobre a abertura da economia e do otimismo apresentado pelas empresas.

QSP Summit
QSP Summit

O desejado regresso à normalidade

Num espaço de 24 mil metros quadrados (m2), distribuídos por vários palcos – Main Stage e pelos Worklabs, Trends Forum e Thinkers Hall – o QSP Summit reuniu “alguns dos gestores das maiores e mais criativas empresas de todo o mundo e académicos das melhores universidades, com destaque para Adriano Accardo, diretor-geral do TikTok GBS (Global Business Solutions) Europa do Sul”, frisa a consultora que organiza o evento, desde 2007.

O QSP Summit contou ainda com a participação de importantes nomes da indústria como foi o caso de Agatha Ruiz de la Prada, José Alexandre Oliveira e Manuel Violas.

Já a discussão sobre o futuro dos conteúdos, o ‘Future of Content’, reuniu nomes como James Hunt da CNN, Phil Robinson da Bloomberg, Piet-Hein Bakker da SP Entertainment e Gonçalo Madail da RTP.

Por último, nota para o Worklab que debateu a melhor forma de encarar a ansiedade em tempos de incerteza - ‘Facing anxiety in times of uncertainty’ -, com as participações de Manuel Sobrinho Simões, José Soares e Duarte Araújo.

Empresas expõem um conjunto de ideias originais

Mais de 120 empresas nacionais marcaram presença no evento, apresentando ideias inovadoras e estratégias de marketing arrojadas, num conjunto de experiências em que os produtos em exposição eram oferecidos. Incluindo vários restaurantes, cafetarias, gelatarias, entre outros.

Assim, várias empresas apostaram em ideias originais que passavam por sorteios e jogos, permitindo a descoberta sobre os produtos e as suas características. Como por exemplo, os produtos da Mondelēz International, sobretudo bolachas e chocolates, que através de um jogo se permitia a descoberta da marca, cujo prémio final era a oferta de alguns dos seus produtos.

Outras empresas, caso da marca de vestuário Decénio, estabeleceram parcerias com o QSP Summit, fornecendo as roupas utilizadas pelo staff de apoio ao evento.

Ou a Grafislab, uma empresa inovadora que fornece soluções de embalagem para lojas - com grande diversidade de produtos que aposta forte componente de design -, que ofereceu as máscaras de proteção ao Covid-19 e o catálogo da feira aos participantes.

QSP Summit
QSP Summit

Expositores satisfeitos com adesão dos visitantes

A satisfação das empresas presentes na adesão dos visitantes ao evento é visível e confirmada por vários dos expositores contatados pelo idealista/news.

É o caso da Brand Your Walk, uma inovadora empresa de calçado, criada em 2018, e que, neste momento, exporta os arrojados ténis personalizados, sobretudo para mercados como os EUA, Austrália e Alemanha. A possibilidade de mostrar aos participantes do evento o conjunto de propostas criadas, sobretudo depois de vários meses em que essa situação não foi possível devido à pandemia, é na opinião do Hélder Almeida, diretor criativo, foi excelente oportunidade que não quiseram desperdiçar.

A mesma ideia é dada pela presença da inovadora consultora Legendary e também pelos responsáveis do grupo Gema - empresa especialista no desenvolvimento de experiências imersivas e interativas para eventos -, que conseguiu cativar o interesse de muitos dos jovens presentes.

A cerimónia de abertura do QPS Summit realizou-se na quarta-feira, no Rivoli, com a participação do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do CEO da QSP, Rui Ribeiro, e da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, entre outros convidados. O momento contou, ainda, com a presença do economista Vítor Bento, que apresentou a sua visão sobre os “Desafios da Demografia Mundial”.

O próximo QSP Summit tem já marcada a nova data, nos dias 6 a 8, de julho de 2022.