É importante colocar as faturas nas categorias certas para maximizar o valor de IRS 2022 a receber. Explicamos como.
Comentários: 0
Despesas no IRS 2022
Foto de Monstera en Pexels

Um novo ano se aproxima e chegou o momento de fazer contas à vida. Há que validar e arrumar as faturas no portal e-fatura para que esteja tudo a postos para fazer o IRS de 2022. Mas como podemos maximizar a poupança? A verdade é que os limites de dedução são bem diferentes consoante a categoria e, por isso, é importante colocar as faturas na categoria certa para maximizar o reembolso – se for o caso. Explicamos como passando a pente fino os limites de dedução e as despesas que podem entrar em cada categoria de IRS.

As faturas com o número de contribuinte vão caindo ao longo do ano no portal e-fatura. E é da responsabilidade de cada contribuinte colocá-las na categoria de IRS correta. Note-se que se as faturas não forem colocadas nos devidos lugares pode reduzir – e muito – o valor deduzido no IRS.

Despesas gerais no IRS 2022

Esta é a categoria onde encaixam as mais variadas despesas, como por exemplo da luz, água, gás, seguros, supermercado, roupa e combustível. E é, em muitos casos, a primeira a ser preenchida por completo. Aqui pode-se deduzir 35% das despesas gerais familiares com limite de 250 euros por sujeito passivo. No caso de um casal (com ou sem dependentes), o limite passa por 500 euros.

Faturas no IRS 2022
Foto de Mikhail Nilov en Pexels

Despesas com a habitação no IRS

No caso de teres uma casa arrendada, podes deduzir 15% das rendas com um limite de 502 euros. Esta dedução pode ser majorada para rendimentos mais baixos até 800 euros.

Também quem se mudou em 2021 para o interior do país e arrendou uma casa pode abater ao seu IRS de 2022 as despesas que teve com as respetivas rendas até 1.000 euros. Para isso terá de ter mudado a morada permanente para a nova casa.

Também quem tem comprou casa com recurso ao crédito habitação pode deduzir os juros – mas esta opção apenas está disponível para quem adquiriu casa permanente até 2011. Quem transferiu o crédito após essa data já não tem direito à dedução. A despesa com juros do empréstimo à habitação pode ser deduzida em 15%, com o limite máximo de 296 euros. Para quem tem rendimentos mais baixos, a dedução pode ser majorada até 450 euros.

IRS: gastos na saúde

Aqui entram as despesas com consultas, tratamentos, medicamentos, alguns seguros de saúde, óculos… E desde 2020, as despesas com máscaras respiratórias e gel desinfetante. Nesta categoria é possível deduzir 15% das despesas de saúde até ao máximo de 1.000 euros por agregado familiar.

Atenção que as despesas de saúde com IVA a 23% têm de ter receita médica e é necessário fazer a associação no Portal das Finanças.

Renda da casa no IRS 2022
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels

Educação e formação no IRS 2022

Quase todos os gastos relacionados com a educação e formação escolar podem ser enquadrados nesta categoria do IRS 2022:

  • Manuais e livros escolares;

  • Mensalidade de colégios, creches e jardins de infância;

  • Propinas;

  • Explicações;

  • Refeições nas cantinas;

  • Transportes;

  • Rendas de quartos ou casas por parte de estudantes deslocados;

  • Material escolar (se for adquirido na escola).

Nesta categoria é possível deduzir 30% das despesas de educação até um máximo dedutível de 800 euros. Mas há duas exceções previstas no Código do IRS: primeiro, as despesas de educação podem atingir o limite dos 1.000 euros no caso de os estudantes frequentarem escolas no interior ou nas ilhas; depois, se o aluno tiver até 25 anos e estiver deslocado a mais de 50km, o limite global pode ir até aos 1.000 euros, desde que a diferença de 200 euros face aos 800 euros seja relativa às despesas de arrendamento.

Lares: despesas deduzidas no IRS 2022

Esta categoria inclui despesas com apoio domiciliário, lares e outras instituições de apoio a terceira idade dos sujeitos passivos (contribuinte e cônjuge), bem como encargos com lares e residências autónomas para pessoas com deficiência, dependentes, ascendentes e colaterais até ao terceiro grau que não tenham rendimentos superiores ao salário mínimo nacional (665 euros em 2021). Aqui é possível deduzir 25% das despesas com o limite máximo de 403,75 euros.

Despesas na saúde no IRS 2022
Foto de Ketut Subiyanto en Pexels

Dedução do IVA no IRS 2022

Há ainda várias despesas onde podes deduzir 15% do IVA com um limite de 250 euros por agregado familiar ou 150 euros por contribuinte no IRS 2022. Aqui há várias categorias de despesas envolvidas:

  • Restauração e Hotelaria;
  • Cabeleireiros;
  • Veterinários;
  • Reparação de automóveis ou motociclos;
  • Ginásios.

Outros casos concretos:

  • Passes mensais de transportes públicos: dedução é de 100% do IVA.
  • Pensão de alimentos: pode-se deduzir 20% das importâncias suportadas e não reembolsadas. 
  • Plano De Poupança Reforma (PPR): conta com a dedução máxima de 20% das quantias que têm diferentes limites (até 35 anos o limite é de 400 euros; entre 35 e 50 anos o limite máximo admitido é 350 euros; a partir dos 50 anos pode deduzir até 300 euros).
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade