
Em agosto, o montante emprestado em crédito ao consumo foi de 648,5 milhões de euros, mais 4,6% face a julho (620,0 milhões de euros) mas menos 3,5% que em agosto do ano passado (671,8 milhões de euros). Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (16 de outubro de 2023) Banco de Portugal (BdP).
Como é possível ver na imagem, no mês em análise, o montante contratado no segmento do crédito automóvel foi de 255 milhões de euros, mais 1,7% que em julho e mais 5,4% que em agosto de 2022. Já o montante relativo aos novos créditos pessoais aumentou 6,7% face a julho para 287 milhões de euros, tendo descido em termos homólogos.
De referir que o crédito pessoal “sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades” foi de 274,3 milhões de euros (mais 6,9% face a julho e menos 11,3% que em agosto de 2022). já o crédito pessoal para “educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos” foi de 12,3 milhões de euros (mais 3,1% face a julho e menos 7,3% face a agosto de 2022).
Relativamente aos cartões de crédito, os dados do BdP mostram que em linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto foram emprestados 107 milhões de euros em agosto, mais 6% que em julho e menos -0,5% que no período homólogo.
Do total de novos contratos de crédito concedidos em agosto, 5,5% (5,4% em julho e 5,2% em agosto do ano passado) foram contratos subvencionados, ou seja, celebrados entre a instituição de crédito e o consumidor, mas em que parte do custo do crédito é suportada por uma entidade terceira (por exemplo, o ponto de venda onde o consumidor adquire o bem financiado).
Destaque para os novos contratos de crédito pessoal e para os cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto, que aumentaram 7% e 8,2%, respetivamente, em termos mensais, em agosto face a julho.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta