Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

IRS falta muito ou pouco para chegar à conta? Esta app responde a isto e mais...

Photo by Imelda on Unsplash
Photo by Imelda on Unsplash
Autor: Redação

Quem já apresentou a declaração do IRS de 2018 e ainda não recebeu o reembolso estará a pensar: mas quando chega a minha vez de receber? Para evitar maiores nervosismos o melhor é mesmo recorrer à 'app' das Finanças, onde se pode consultar o estado do processo, nomeadamente se a nota de liquidação e/ou reembolso já foi emitida ou não, e quando o dinheiro chegará à conta do contribuinte.

Esta é uma das várias funcionalidades da 'Situação Fiscal', uma aplicação da Autoridade Tributária (AT), desenvolvida para os istema iOS e Android. Além de permitir a entrega do IRS, nesta app pode também, por exemplo, realizar-se o pagamento de impostos

Como funciona?

A entrada na app é bastante simples: faz-se através do preenchimento do número de identificação fiscal e da respetiva senha do contribuinte, tal como no Portal das Finanças.

Depois de ser iniciada sessão na 'app', o Fisco apresenta quatro áreas, que devem ser selecionadas consoante o objetivo: pagamentos, reembolsos, dados de identificação do contribuinte e outra que faz ligação direta à página oficial na Internet do Portal das Finanças.