Comentários: 0
Câmara de Lisboa apoia 42 projetos em bairros prioritários com 1,6 milhões
idealista/news

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinou esta segunda-feira (17 de outubro) 42 contratos com os promotores dos projetos vencedores da sexta edição do programa BIP/ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária para 2016, no valor de 1,6 milhões de euros.

Na edição deste ano, registaram-se 122 candidaturas de 378 entidades promotoras e parceiras, que abrangeram 65 territórios BIP/ZIP. Destas, foram selecionados pelo júri do concurso 42 projetos que incidem sobre 53 territórios do programa, levados a cabo por 186 entidades.

Segundo o Construir, entre as temáticas abrangidas está a prevenção e inclusão (14), a melhoria da vida no bairro (dez), a promoção da cidadania (nove), o empreendedorismo (cinco) e a requalificação de espaços (três).

Apesar do financiamento da autarquia rondar os 1,6 milhões de euros, o montante total das intervenções ascende a 2,25 milhões de euros, sendo que 647.000 euros são assegurados por outras fontes de financiamento.

“[É] muito bom sentir que este programa já tomou conta da rotina das organizações e do trabalho em termos autárquicos”, disse a vereadora da Habitação e do Desenvolvimento Local, Paula Marques, no final da cerimónia de assinatura dos contratos. “O programa BIP/ZIP não é um programa para resolver os problemas estruturais da cidade. (…) É um programa de iniciativa municipal, de orçamento totalmente municipal, e que põe à disposição das organizações e das comunidades a possibilidade de se organizarem, de decidirem em conjunto o que querem fazer de intervenção mais efémera ou menos efémera, mais material ou menos material, nos seus territórios”, acrescentou.

Para Fernando Medina, presidente da CML, “este é um programa que cumpre um papel na cidade que outros não conseguem cumprir”. Um projeto que aproveita sinergias de grupo em cada um dos bairros, que “faz a diferença, tem ideias e mobiliza vontades, um espaço de diálogo entre todos”, frisou.

De referir que desde a criação do programa BIP/ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária, em 2011, foram aprovados 231 projetos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta