Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como será Lisboa no futuro? Eis 15 projetos que vão mudar a cidade

Como estará a cidade dentro de 10 anos?
O imobiliário na capital continua ao rubro / Odeon/CML/ANA
Autor: Redação

Lisboa está a mudar e a reinventar-se. Os projetos, alguns na área metropolitana da capital, florescem e multiplicam-se, sedimentando o património que ficará para a história. Considerada a 37ª cidade com melhor qualidade de vida do mundo, atrai investimento lá fora e cá dentro, reinventado o espaço público e os edifícios. Como estará Lisboa dentro de uma década?

“Adeus DN, olá 34 casas de luxo: assim será o 266 Liberdade”, “Praça de Espanha muda já em 2020: será mais verde e com menos carros”, “Vai nascer um Promenade em Lisboa com 40 apartamentos e vista para o Tejo”, “ODEON Properties: a paixão pelos edifícios de Lisboa”, “Beber cerveja numa antiga ‘central elétrica’? Sim, no Beato a partir de 2019”. A lista já vai longa, e poderia continuar. Muitas obras já seguem à velocidade de cruzeiro, e outras tantas estão prontas para o pontapé de saída.

Manuel Aires Mateus, autor da sede da EDP na Av. 24 de Julho, e do polémico hotel conhecido como “mono” do Rato, assinado a meias com Frederico Valsassina, acredita que a Lisboa de 2030 “não será muito diferente da de hoje”, mas que “terá mais camadas de contemporaneidade”. O arquiteto, ouvido pela Time Out, considera que há edifícios que “levam algum tempo a absorver” – referindo-se ao projeto do Rato –, dando como exemplo o Teatro Thalia que também gerou polémica na sua altura, mas que agora é um “edifício completamente consensual”.

Deixamos-te agora com 15 projetos que vão mudar a cidade: