Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Promotora VIC Properties investe 450 milhões para erguer Herdade do Pinheirinho em Melides

O empreendimento imobiliário e turístico estava parado desde a última crise e previa a construção de um hotel, dois aparthotéis e um campo de golfe.

VIC Properties
VIC Properties
Autor: Redação

Das “mãos” do Novo Banco, para os “braços” da VIC Properties. O projeto da Herdade do Pinheirinho em Melides, na zona de Grândola, ficou em “stand by” nas vésperas da crise de 2008, mas deve agora ganhar novo fôlego. A promotora imobiliária quer investir 450 milhões no relançamento do complexo, que previa a construção de um hotel, dois aparthotéis e um campo de golfe. Este será, de resto, o primeiro investimento da promotora fora de Lisboa, onde está a construir, por exemplo, o Prata Riverside Village.

Neste momento, a VIC Properties encontra-se reavaliar os estudos e usos existentes para a Herdade do Pinheirinho, "de forma a poder melhorar um projeto desenvolvido inicialmente há mais de 10 anos", segundo se lê no comunicado enviado às redações. "Após terminar esta fase de definição da estratégia para este novo desafio, a VIC Properties irá começar o desenvolvimento do projeto o mais rapidamente possível", acrescenta.  Atualmente, está prevista a construção de um hotel, 450 moradias e 250 apartamentos, que se juntam a um campo de golfe que já se encontra em funcionamento.

Para João Cabaça, CEO da VIC Properties, esta é uma “aquisição estratégica” da promotora, que acredita que nos próximos anos “vai existir uma cada vez maior valorização de segundas habitações, inseridas em contextos mais próximos na natureza”.

“Existe uma tendência cada vez mais forte sobre o que as pessoas vão querer no futuro, que passa por segundas habitações inseridas na natureza, com espaços ao ar livre, que permitam a prática de atividades de lazer e de desporto”, acrescenta João Cabaça, recordando que a Herdade do Pinheirinho reúne todas estas condições, acrescida da mais-valia de estar localizada a pouco mais de 1 hora de Lisboa. “Trata-se de uma zona com grande potencial com a qual a VIC Properties se identifica muito e na qual pretende concentrar esforços nos próximos anos.” 

Para Luís Gamboa, COO da VIC Properties, o desenvolvimento da Herdade do Pinheirinho vai “aumentar a oferta numa zona que necessita de projetos estruturantes e que possam alargar a oferta de serviços na região”. “Temos a certeza de que a Herdade do Pinheirinho será um projeto de referência em Portugal, com um forte impacto no panorama imobiliário nacional, assim como na economia e na criação de emprego local”.

Idealizada pelo Grupo Pelicano, que entrou em incumprimento, a Herdade foi parar ao BES, tendo ficado depois, após a resolução do banco, nas mãos do Novo Banco. Agora, e na posse da VIC Properties, o complexo deverá mesmo avançar, contando para isso com um investimento que irá rondar os 450 milhões de euros, segundo detalha a notícia avançada pelo Expresso.