Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Herdade dos Pinheirinhos prestes a mudar de mãos – Novo Banco vende-a à VIC Properties

Autor: Redação

O Novo Banco continua a apostar forte na limpeza das carteiras de crédito maparado, tendo acertado a venda da Herdade dos Pinheirinhos – um terreno de 200 hectares em Melides, no concelho de Grândola – à VIC Properties, após a realização de um concurso privado, que está agora a entrar na fase final. Em causa está um negócio que não deverá chegar aos 80 milhões de euros.

Trata-se, no entanto, de um negócio que ainda não está concluído, já que precisa de ter o aval do Fundo de Resolução, uma vez que se trata de um ativo que está abrangido pelo Mecanismo de Capital Contingente, escreve o Jornal Económico, salientando que nenhuma das propostas vinculativas chegou aos 80 milhões de euros. 

A Herdade dos Pinheirinhos foi um projeto idealizado pelo Grupo Pelicano, grupo imobiliário de Joaquim Mendes Duarte, que investiu cerca de 167 milhões de euros no desenvolvimento de dois hotéis, três aldeamentos, quatro aparthotéis e um campo de golfe. Um projeto que foi financiado pelo BES e que está agora na mira do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Segundo a publicação, o Grupo Pelicano entrou em incumprimento e o ativo foi parar ao BES em dação em pagamento, tendo ficado depois, após a resolução do banco, nas mãos do Novo Banco. 

A entidade liderada por António Ramalho iniciou o processo de venda da Herdade dos Pinheirinhos no final de março de 2019, tendo sido assessorado pela Storm Harbour, uma sociedade financeira com sede em Londres e que tem como responsável António Caçorino. Para o processo avançar falta agora ter a autorização do Fundo de Resolução.