
A Arrow Global, gestora europeia de ativos alternativos integrados verticalmente, comprou, em colaboração com uma construtora portuguesa, o resort turístico Palmares Ocean Living & Golf, localizado no Algarve. “O investimento foi realizado através dos fundos geridos pela Arrow Global, correspondendo o investimento combinado (aquisição e desenvolvimento futuro) a cerca de 400 milhões de euros”, refere em comunicado a empresa.
Em causa está um empreendimento que estava nas mãos da King Street Capital Management (“King Street”), empresa líder global em investimentos alternativos, e da Kronos Homes, investidor e promotor imobiliário espanhol, desde 2017.
“Na altura, o resort consistia apenas no campo de golfe e no boutique hotel. Desde o lançamento de um masterplan cuidadosamente elaborado para o resort em 2019, a ‘joint venture’ desenvolveu um novo clubhouse, projetado pelos vencedores do Prémio Pritzker, RCR Arquitectes. O clubhouse ganhou o Prémio Nacional do Imobiliário e tornou-se a casa do restaurante Al Sud, vencedor de uma cobiçada estrela Michelin”, lê-se na nota enviada às redações pela Kronos Homes.
Do lado da Arrow Global, é referido que os ativos adquiridos incluem 200 hectares de terreno, localizados entre o estuário de Alvor e Lagos. “Entre os ativos-chave está um boutique hotel de cinco estrelas, um campo de golfe com 27 buracos, um clubhouse onde se encontra o restaurante AL SUD (estrela Michelin), 40 lotes para construção de villas e 12 lotes para desenvolvimento, nomeadamente para a construção de 310 apartamentos de luxo e um hotel de cinco estrelas com 152 quartos”, revela.

Um investimento “particularmente significativo”
Citado na nota, John Calvão, Principal dos Fundos Arrow Global, comenta que o investimento no Palmares Ocean Living & Golf representa uma progressão significativa na estratégia da empresa de Hospitality em Portugal, nomeadamente para a região do Algarve. “Estamos muito satisfeitos pelo sucesso do negócio e por acreditarmos que continuamos a contribuir para o crescimento e desenvolvimento da hotelaria e turismo nacionais”, frisa.
Já Francisco Moser, CEO de Hospitality da Arrow Global Portugal, considera que se trata de um investimento “particularmente significativo, tendo em conta a importância dos setores da hospitality e do turismo para a economia portuguesa”. “Estes ativos, reconhecidos a nível nacional, são um acrescento importante ao nosso portefólio e estamos muito entusiasmados com os desenvolvimentos potenciais no futuro”, acrescenta.
Para João Bugalho, CEO da Arrow Global Portugal, trata-se de um investimento que complementa os recentes investimentos estratégicos da Arrow em Portugal: “Isto inclui o nosso investimento em ativos de relevo em Vilamoura, tais como a Marina de Vilamoura, o centro equestre e de desportos, terrenos, os prestigiantes hotéis Dom Pedro e Hilton, assim como cinco campos de golfe premium. A introdução de voos diretos dos EUA para Faro em 2024 vai contribuir para aumentar a visibilidade da nossa hospitality e de ativos de lazer em Portugal, o que corresponde a uma oportunidade primordial para nós”.

Kronos Homes continua a investir no Algarve
Saïd Hejal, fundador e CEO do Kronos Real Estate Group, diz não ter dúvidas que a empresa posicionou o resort como um dos empreendimentos de luxo mais emblemáticos do Algarve, tendo estabelecido um novo padrão de arquitetura de vanguarda. “Estamos extremamente orgulhosos por passar este projeto único a um novo investidor, que irá completar o próximo capítulo da história do Palmares”, comenta.
Também Rui Meneses Ferreira, sócio e diretor geral da Kronos Homes, enaltece a importância do negócio: “É entusiasmante saber que o Palmares continuará o seu desenvolvimento enquanto a equipa da Kronos Homes está focada no desenvolvimento da fase 2.0 da empresa e em acrescentar valor aos nossos outros ativos em Portugal”.
A aposta da promotora imobiliária espanhola em projetos localizados no Algarve é, no entanto, uma realidade. Na nota enviada às redações, a empresa adianta que desde o início do ano tem vindo a gerir uma vasta carteira de ativos na região, que inclui o Vale do Lobo Golf & Beach Resort. “O grupo está agora a investir 500 milhões de euros numa grande expansão de Vale do Lobo, com planos para 460 novas residências”, lê-se no documento.




Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta