Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

7 truques para gastares menos dinheiro a lavar a roupa

Resumimos algumas dicas para economizar luz, água e detergente na hora de tratar da roupa e usar a máquina.

Pixabay
Pixabay
Autor: Lucía Martín (colaborador do idealista news)

Com a conta de luz a disparar, todos os cuidados são poucos para tentar pagar menos e a máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos que mais gasta eletricidade e também um dos que mais usamos em casa. Mas atenção, além de luz é também consumidora de água e detergente. Aponta estes truques para começares a poupar na hora de meteres a máquina da roupa a funcionar.

  1. Melhor, água fria: uma máquina de lavar se for usada com água quente a 90 graus consome quatro vezes mais do que uma a 40 graus, por isso é aconselhável evitar temperaturas muito altas. Se a roupa tiver muitas manchas, usa um tira-nódoas antes.
  2. Em vez de deitar o detergente na gaveta, usa um distribuidor. Vais gastar menos detergente e as peças de roupa ficarão igualmente limpas. Se ainda não tens um dispensador, aplica estas medidas: para 5 quilos de roupa calcula cerca de 50 ml de detergente se a roupa não estiver muito suja. Se estiver muito manchada, usa 75 ml.
  3. Máquina de secar roupa ... mete-a de quarentena. É um eletrodoméstico que consome muito, por isso é melhor usá-lo apenas ocasionalmente. Podes substituí-lo por um poderoso giro na máquina de lavar (programa de torcer) que removerá quase toda a humidade das roupas -isso sim, sai mais amarrotada. Se estás a pensar comprar uma máquina de secar roupa, porque precisas, fica a saber que as que menos consomem são as que funcionam com bomba de calor: poupam até 20% de energia.
  4. Enche sempre o tambor da máquina da roupa mas sem entupir: o lógico é usá-lo ao máximo da sua capacidade, mas sem exagerar. A chave é "quase até o topo", não echas o tambor até cima ou não vai lavar bem a roupa e também, vais encurtar o ciclo de vida da tua máquina de lavar: deve haver um espaço de 10 cm entre os roupas e o topo da moda, sendo que uma lavagem consome cerca de 50 litros de água.
    Foto de Karolina Grabowska en Pexels
    Foto de Karolina Grabowska en Pexels
  5. Retira as roupas assim que terminar a lavagem, para que se amarrotem menos e poupes na hora de passar a ferro.
  6. Cuida bem do filtro e do interior do tambor: um filtro limpo vai economizar dinheiro, limpa uma vez por mês, não é complicado (lembra-te de colocar um balde por baixo para apanhar a água que pode cair). Em relação ao tambor, a cada 4 meses despeja um copo de vinagre e outro de bicarbonato no dispensador ou na caixa e coloca uma longa lavagem, sem roupa e com água a 60 graus.
  7. Tens de renovar a máquina de lavar porque a tua faleceu? Sem dúvida, aposta nos aparelhos A +++. É a classe mais eficiente (D é a menos), a diferença de consumo entre as duas é de 40%, um percentual não desprezível.