Equilibrar o lado pessoal e profissional, em casa, pode não ser tarefa fácil - sobretudo agora, em tempos de pandemia. Estes truques podem dar uma ajuda.
Comentários: 0
Teletrabalho: três dicas infalíveis para melhorar a produtividade em casa
Photo by Mikey Harris on Unsplash

Apesar do regresso gradual aos espaços físicos de trabalho já estar em marcha, ainda há quem continue a desempenhar tarefas a partir de casa, por causa da pandemia da Covid-19. O teletrabalho já não é, por isso, uma novidade, mas muitas pessoas continuam a ter dificuldades em equilibrar os dois mundos que agora se juntam em casa: o pessoal e o profissional.

Deixamos-te algumas dicas que podem ajudar-te a ser mais produtivo em casa, sem esquecer a importância dos momentos de relaxamento e lazer, fundamentais para o equilíbrio da saúde física e mental. Os truques são da autoria de Gustavo Farias, instrutor de produtividade, para a Human Resources.

  •  Ter um espaço de trabalho

A dica parece simples e bastante óbvia, mas muitas pessoas não tinham a casa preparada para receber um ‘home office’. “Mesmo que muitos não tenham um escritório ou um ambiente equivalente em casa, é recomendado reservar um espaço para trabalhar, basta uma escrivaninha ou a mesa da sala, por exemplo. De preferência, escolhe uma divisão em que é possível ficar sozinho e fechar a porta”, sublinha Gustavo Farias, citado pela publicação.

Outros conselhos importantes: ter uma cadeira e mesa próprios, uma vez que a postura e conforto são fundamentais para trabalhar melhor.

  • Fazer intervalos

Não um truque, mas uma regra. É muito importante fazer pausas ao longo da jornada de trabalho. O especialista aconselha “que se divida o trabalho em períodos de 25 minutos, fazendo breves intervalos (mais ou menos de cinco minutos) entre eles”. “A ideia é que o profissional fique completamente focado na tarefa que está a cumprir durante o total de 25 minutos, sem interrupções. E que, depois, aproveite o intervalo para fazer um alongamento ou uma pequena caminhada”, refere.

Também é importante não parar tarefas a meio ou tentrar fazer várias coisas ao mesmo tempo: a produtividade diminuirá certamente.

  • Deixar o telemóvel (bem) longe

Nos dias de hoje o telemóvel pode mesmo ser uma fonte de distração e desconcentração. Assim, e para melhorar a produtividade ao longo do dia, o melhor será mesmo “esquecê-lo” durante umas horas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade