Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Zona oriental de Lisboa vai ter um novo e grande jardim – é inaugurado amanhã

O Parque Ribeirinho Oriente pretende ligar o centro da capital ao Parque das Nações e deverá ficar, no total, com oito hectares.

A 1ª fase do projeto localiza-se em frente ao empreendimento Braço de Prata / VIC Properties
A 1ª fase do projeto localiza-se em frente ao empreendimento Braço de Prata / VIC Properties
Autor: Redação

O Parque das Nações está a aproximar-se, cada vez mais, do centro da cidade de Lisboa. Aos inúmeros projetos imobiliários que estão a fazer renascer Marvila, Beato ou Braço de Prata, junta-se o Parque Ribeinho Oriente, um jardim que está a ser construído em duas fases, e que vai da Doca do Poço do Bispo à Matinha, e depois à marina da Expo. A primeira parte, com uma área aproximada de quatro hectares, está concluída, e vai ser inaugurada esta sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020.

Filipa Cardoso de Menezes e Catarina Assis Pacheco, do ateliê f/c, são as “mentoras do projeto”. Segundo as arquitetas paisagistas, o parque foi desenhado de forma a “ser trilhado em todas as direções e a incentivar a prática de atividades motoras”, contribuindo para “a revitalização de toda esta área oriental da cidade”. O parque, segundo as declarações das responsáveis ao Público, está preparado para todos os tipos de público e irá contemplar um espaço infantil, nomeadamente “uma estrutura de trepar com múltiplos prumos de madeira e rede de cabos de aço” evocativa dos “mastros dos barcos e das redes de pesca”.

O Parque Ribeirinhob Oriente terá ainda um espaço dedicado ao aluguer de bicicletas, instalações sanitárias públicas, um módulo de biblioteca e duas cafetarias. A fase I inclui, segundo as arquitetas, um núcleo de “recreio acivo e amplas zonas de estadia e contemplação”, sendo que para fase II prevê-se a integração de “uma extensa área desportiva informal, um núcleo de armazéns revitalizados e uma última área centrada num anfiteatro natural, que se fundirá a montante com o futuro Parque Interior da Matinha”.