Comentários: 0
Preços de compra e venda de casas estabilizam em setembro

Os preços de compra e venda de casa estão a dar sinais de estabilização. Tendo por base o último inquérito mensal – Portuguese Housing Market Survey (PHMS) – produzido pelo RICS e pela Confidencial Imobiliário (CI), em setembro, alcançou-se o “segundo melhor resultado” dos “últimos três anos”. “O que associado à melhoria dos indicadores de atividade sugere que os preços possam estar próximos de estabilizar”, refere o PHMS.

De acordo com o Jornal de Negócios, que se apoia no relatório PHMS de setembro, o saldo de respostas relativo a transações apresentou-se positivo, o que acontece pela primeira vez desde o início da série: setembro de 2010. “[Em termos regionais] observaram-se tendências semelhantes na três regiões abrangidas pelo inquérito – Lisboa, Porto e Algarve –, sugerindo que a maior robustez dos dados é ampla e, consequentemente com uma maior probabilidade de se manter”, lê-se no relatório.

Citado pela publicação, Ricardo Guimarães, diretor da CI, diz que, “num passado recente, a principal preocupação citada pelos respondentes do PHMS era o comportamento do setor bancário”, que “oferecia condições de empréstimo mais competitivas para o seu próprio stock de propriedades”. Mas atualmente, conta, “apesar de tal permanecer, já não se apresenta como o principal problema”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta