Comentários: 0
Socialistas querem fim da isenção de IMI de fundos imobiliários

O PS vai insistir no fim da isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) aos prédios detidos por fundos de investimento imobiliário e por fundos de pensões. Os socialistas querem, também, que haja um maior gradualismo na subida do imposto a pagar pelos proprietários de prédios reavaliados, para que o mesmo não aumente de forma abrupta.

Segundo o Jornal de Negócios, as propostas do PS darão entrada hoje (dia 15) na Assembleia da República, naquele que será o último dia para os partidos fazerem chegar propostas de alteração ao OE2014.

Relativamente ao fim da isenção de IMI nos fundos de investimento, de referir que este é o segundo ano consecutivo que os socialistas avançam com esta iniciativa, que foi chumbada em 2012 pela maioria. Mas este ano o Governo cedeu e, por iniciativa própria, já inscreveu na proposta de OE um corte destes benefícios para metade. Ainda assim, escreve a publicação, os socialistas estão insatisfeitos, dada a “conjuntura económica atual e o sacrifício que vem sendo imposto às famílias portuguesas”.

Apesar do Executivo não fornecer dados sobre a despesa fiscal que está associada às isenções de IMI, o diário estima que a mesma rondará os 50 milhões de euros por ano.  

Ainda sobre o IMI, o PS propõe a extensão das cláusulas de salvaguarda que têm como objetivo suavizar o impato da reavaliação no bolso dos proprietários. Ou seja, os socialistas propõem que as mesmas funcionem até 2015, de modo a que, nesse ano, ninguém sofra um agravamento superior a 75 euros em relação ao ano anterior.  

Notícia relacionada

Estado perde quase 50 milhões com isenções de IMI a fundos imobiliários

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta