Comentários: 0
Habitação: compra está a subir e arrendamento a cair
idealista/news

Os portugueses parecem continuar inclinados para comprar casa em vez de arrendar. É verdade que o mercado de arrendamento ganhou novo fulgor nos últimos anos, mas, ainda assim, Portugal é e continua a ser um país de proprietários. Nos primeiros seis meses do ano, as maiores mediadoras imobiliárias do país – Remax, Era e Century 21 – fizeram mais vendas e menos arrendamentos que no mesmo período de 2013. 

De acordo com Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e das Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), a procura de casas para vender está a subir de forma significativa: “Há dois anos e até ao início de 2014, 30% da procura de casas era para comprar e 70% para arrendar, mas agora só 50% das pessoas é que querem arrendamento”. 

O responsável adiantou, citado pelo Dinheiro Vivo, que até final do ano a procura de casas para comprar deve voltar a ser superior à procura de arrendamento. “À medida que há uma retoma, mesmo que ligeira, a opção das pessoas é comprar. Nós, portugueses, somos assim. Só somos arrendatários quando não temos dinheiro”, explicou. 

Na Century 21, as vendas mediadas subiram 14% para cerca de três mil transações e os arrendamentos caíram 35%, para 2.050 operações. Ou seja, o peso do arrendamento no negócio desceu de 52% no primeiro semestre de 2013 para 41% nos primeiros seis meses deste ano. 

No caso da ERA, “o peso dos arrendamentos no total das transações diminuiu de 33% para 29%”, adiantou o diretor-geral da mediadora, Miguel Poisson, acrescentando que 71% das operações realizadas no semestre foram vendas.

Na Remax, mediaram-se cerca de cinco mil operações de arrendamento, que ainda representam 49% das transações totais efetuadas entre janeiro e junho deste ano, mas que são menos que há um ano. O peso dos arrendamentos na faturação também recuou, tendo registado um decréscimo de 8,41%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta