Comentários: 0
Governo promete isentar donos de prédios desocupados
Nolan Issac/Unsplash

O secretário de Estado das Finanças já veio dizer que o Governo tomará as "medidas necessárias" para aplicar a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), que determina que donos de prédios desocupados não estão obrigados a pagar IVA.

“A Autoridade Tributária está a analisar essa decisão do TJUE e obviamente que a seu tempo tomará as medidas necessárias para assegurar que é cumprida", disse Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças, citado pela Lusa.  

De recordar que o TJUE decidiu que os proprietários de imóveis comerciais, industriais e de serviços para arrendamento não têm de devolver ao Fisco o IVA deduzido caso não consigam colocar os prédios no mercado. Além de não devolverem o IVA, os proprietários ainda poderão pedir a devolução do IVA pago nos últimos quatro anos, segundo o Jornal de Negócios.

A decisão do tribunal europeu resulta de um processo que a sociedade de investimentos imobiliários Imofloresmira moveu contra o Estado, depois de ter sido obrigada a devolver parte do IVA deduzido de dois imóveis, que ficaram vazios contra a vontade da empresa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta