
Comprar casa no centro histórico lisboeta é cada vez mais caro. Os preços continuam a subir, ainda que a um ritmo mais lento. No segundo semestre do ano passado, os preços aumentaram cerca de 6%, atingindo um novo máximo de 4.472 euros por metro quadrado (m2). Quer isto dizer que comprar uma casa de 100 m2 pode custar perto de 450.000 euros.
Os dados são da Confidencial Imobiliário (Ci), que analisa a evolução dos preços nas freguesias da Misericórdia, Santa Maria Maria Maior e São Vicente, tendo por base os dados dos direitos de preferência de que a Câmara Municipal de Lisboa goza no quadro da Área de Reabilitação Urbana.
Segundo a Ci, os preços das casas no centro histórico continuaram a seguir uma trajetória ascendente, ainda que a um ritmo mais brando. A um ritmo mais brando, mas a bater novos recordes. Isto porque o preço das casas no centro histórico da capital aumentou 5,9% no segundo semestre de 2017 em relação ao semestre anterior, alcançando uma média de 4.472 euros por m2, um novo máximo desde que o índice começou a ser produzido (em 2008). Esta variação reflete, ainda assim, uma queda no ritmo de aumento dos preços, e é a mais reduzida desde o final de 2015.
“O ciclo de valorização do preço das casas nesta área acelerou bastante nos últimos anos. Depois de os preços terem atingido o seu ponto mais baixo no primeiro semestre de 2013, o mercado teve um crescimento rápido nos preços, tendo chegado a atingir valorizações homólogas de 31% no primeiro semestre de 2016”, revela Ricardo Guimarães, diretor da Ci, em comunicado.
“Este ritmo acentuado de subida, tendo em conta o patamar de preços entretanto atingido, tenderá naturalmente a suavizar, embora mantendo um percurso de valorização, tal como aconteceu já neste último semestre”, acrescenta.
Para poder comentar deves entrar na tua conta