Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

SIL, Tektónica e Intercasa abrem portas hoje em formato híbrido

São três eventos a decorrer em simultâneo num dos pavilhões da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. Terminam domingo (11 de outubro).

Assim foi a edição de 2019 do SIL
Assim foi a edição de 2019 do SIL
Autor: Redação

A 23ª edição do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) arranca esta quinta-feira (8 de outubro de 2020) e termina domingo (11 de outubro), realizando-se pela primeira vez em conjunto com a Tektónica - Feira Internacional de Construção e Obras Públicas – e também com a Intercasa - Living & Design, neste caso à semelhança dos últimos anos. Devido à pandemia da Covid-19 as feiras decorrem, este ano, num formato híbrido. O preço do bilhete conjunto é cinco euros.

O SIL, a maior feira do imobiliário português, decorre, como tem sido habitual, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, sendo que este ano apenas terá lugar num único pavilhão.

“Outubro é um mês especial. Regressam as feiras à FIL (...), com três a decorrer em simultâneo e no mesmo espaço: SIL – Salão Imobiliário de Portugal, Tektónica – feira da construção e obras públicas e Intercasa, feira de decoração de interiores. Três eventos dedicados a quem pretende construir e a todos os que pretendem fazer negócios imobiliários, mas também a todos os que estão já na fase de procurar soluções para a decoração da sua casa”, lê-se no site da FIL.

Segundo a mesma fonte, “o SIL e a Tektónica, duas feiras que congregam um grande número de visitantes profissionais, sendo palco por excelência de reuniões B2B e networking, terão uma versão híbrida, em formato presencial e online”. “Através da plataforma FIL Virtual, disponível em app e web, os expositores e visitantes podem inscrever-se e, após aprovação da organização, poderão, entre outras ferramentas, agendar reuniões B2B virtuais, com agentes nacionais e internacionais, assistir a conferências via livestreaming, aceder ao catálogo dos expositores do evento (...), realizar videochamadas, etc.”, explica a organização.

Significa isto que os eventos que se vão realizar serão mistos, decorrendo de forma presencial e digital, nomeadamente as quatro conferências inseridas no SIL Investment Pro Powered by APPII, que têm lugar esta quinta-feira no auditório do PT Meeting Center, na FIL, entre as 11h30 e as 18h00.

O horário de funcionamento do SIL 2020, bem como da Tektónica e da Intercasa, é das 11h00 às 20h00 nos dias 8 e 9 de outubro e das 14h00 às 20h00 nos dias 10 e 11 de outubro. Os bilhetes custam cinco euros e permitem entrar nas três feiras, sendo que podem ser comprados através deste link

Homenagem à casa

O SIL 2020 “vai homenagear o espaço mais importante das nossas vidas: a nossa casa”, revelou recentemente a organização do evento, em comunicado, explicando que esta edição será complementada com uma plataforma que permitirá aos expositores agendarem reuniões com compradores nacionais e internacionais e mostrarem os seus produtos a outros mercados por uma via não presencial e que se adequa à conjuntura atual. 

Antes, em julho, em entrevista ao idealista/news, Sandra Fragoso, gestora do SIL, dizia-nos que, mesmo em tempos de pandemia, a realização da feira iria “contribuir decisivamente para a crescente dinamização e para o crescimento sustentável do setor”. E já na altura a responsável afastava a hipótese do evento ser adiado, considerando que se tal acontecesse “seria muito prejudicial para o setor imobiliário”.

O que vai acontecer no SIL 2020

Além do SIL Investment Pro powered by APPII, que decorre ao longo do dia 8 de outubro, destaque para a realização do SIL Turismo Residencial, uma conferência que se realiza em parceria com a APR – Associação Portuguesa de Resorts e que decorre dia 9 de outubro, contando com a participação de várias personalidades do setor. 

“[O] grande tema é ‘Um Novo Olhar sobre o Turismo Residencial’, com uma mesa redonda focada no ‘Contributo do Turismo Residencial para a recuperação económica de Portugal’, ‘Regulamentação, fiscalidade, apoios e a responsabilidade dos promotores’ e ainda ‘A nova procura: requisitos pós-pandémicos de habitação e ambiente’”, lê-se no site da FIL.

De referir que, mais uma vez, serão entregues os Prémios SIL do Imobiliário, uma cerimónia agendada para as 15h30 do dia 9 de outubro.