Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

100 casas à venda em Lisboa até 150 mil euros

Estás à procura de uma casa para viver na capital? Descobre as zonas onde poderás comprar casas até 150 mil euros.

Casas à venda em Lisboa
Autor: Redação

Viver em Lisboa é o sonho de muitos mas não está, nem por sombras, ao alcance de todos. Nas últimas eleições autárquicas, a questão da habitação na cidade foi, inclusive, um dos temas mais debatidos uma vez que, especialmente para os jovens e famílias da classe média, os preços praticados, nos últimos anos, pelo setor imobiliário tendem a ser incomportáveis. 

Os preços das casas na Área Metropolitana de Lisboa continuam a aumentar e, no último ano, esta manteve-se na 1ª posição na lista de regiões mais caras para comprar casa em Portugal, segundo o índice de preços do idealista. No entanto, embora seja difícil encontrar uma casa na capital a um preço razoável, não é impossível.

Por isso mesmo, convidamos-te a embarcar connosco nesta 'tour' por algumas zonas lisboetas, onde encontrámos casas à venda até 150 mil euros

  1. Parque das Nações, Olivais, Marvila
  2. Penha de França, Arroios, Beato
  3. Santa Maria Maior, Santo António, São Vicente
  4. Estrela, Campo de Ourique, Campolide, Misericórdia
  5. Ajuda, Alcântara
  6. Benfica, São Domingos de Benfica
  7. Lumiar, Santa Clara

Parque das Nações, Olivais, Marvila

Parque das Nações
Wikimedia commons

O Parque das Nações foi palco da Expo 98 e, por isso mesmo, é ainda hoje uma das mais recentes zonas de Lisboa, tendo revitalizado uma antiga zona industrial da cidade. Com uma arquitetura moderna e muito baseada em temas marítimos, alberga alguns dos edifícios mais luxuosos da cidade, muitos com vistas de cortar a respiração. Estas são algumas das atrações da zona:

  • Centro Comercial Vasco da Gama;
  • Casino de Lisboa;
  • Feira Internacional de Lisboa - FIL;
  • Meo Arena (onde se realizam alguns dos concertos e espetáculos mais emblemáticos da capital).

Para as famílias e os amantes do desporto, as zonas ajardinadas e o passeio junto ao Tejo são ótimos pontos para desfrutar ao ar livre.

Para os mais pequenos, o Parque das Nações conta ainda com o Pavilhão do Conhecimento, o Oceanário de Lisboa e vários parques e jardins. Por outro lado, para os adultos e amantes da noite, embora não seja das zonas de Lisboa com maior ócio noturno, conta com alguns bares junto ao rio e diversos restaurantes. 

E cada vez mais empresas se têm instalado na zona, sendo por isso também uma alternativa para quem quer viver perto do escritório, ganhando tempo e qualidade de vida, agora que o teletrabalho tende a diminuir outra vez.

Como opção aos preços elevados das casas no Parque das Nações, mesmo ao lado, encontramos os bairros dos Olivais e Marvila, onde os preços dos imóveis tendem a ser bastante mais acessíveis. Aí, é possível encontrar também várias escolas e hospitais. 

Transportes e acessos

Às portas de Lisboa, para quem chega desde a zona norte, é uma das zonas mais bem comunicadas para o centro e sul da capital, uma vez que está próxima de:

  • Aeroporto de Lisboa;
  • Gare do Oriente (Estação Ferroviária de Lisboa - Oriente);
  • Metro da linha vermelha (Bela Vista, Chelas, Olivais, Cabo Ruivo, Oriente e Aeroporto).

Além disso, para quem prefere deslocar-se em carro ou mota, esta zona oferece ainda vários acessos tanto para a 2ª circular como para a A36 - CRIL (Circular Regional Interior de Lisboa) ou para a Ponte Vasco da Gama.

Casas à venda nesta zona

Penha de França, Arroios, Beato

Na colina mais alta de Lisboa, a Penha de França é já um bairro muito mais antigo, pertencente à zona do Centro Histórico de Lisboa. No que toca a festas ou bares para dançar e desfrutar da noite indie é a zona perfeita, especialmente se descermos para os Anjos.

Junto à Penha de França encontramos ainda Arroios e Beato, com ofertas de casas acessíveis para morar na capital. Tratam-se, acima de tudo, de zonas residenciais que nas proximidades contam com escolas, igrejas, restaurantes, supermecados e hospitais. E além do mais Anjos e Arroios estão entre os bairros mais cool do mundo.

Transportes e acessos

Embora não seja das zonas mais bem comunicadas da cidade, se optarmos por um autocarro, podemos chegar a qualquer ponto de Lisboa. De Arroios e Anjos, é ainda possível apanhar a linha verde do metro e, nas proximidades, há também algumas estações da linha vermelha.

Casas à venda nesta zona

Santa Maria Maior, Santo António, São Vicente

Chiado, Lisboa
Wikimedia commons

Mergulhando mais fundo na zona histórica da cidade, chegamos agora à área mais central da capital. A freguesia de Santa Maria Maior é composta pelos bairros de Alfama, Baixa, Castelo, Chiado, Mouraria e Sé. Entre becos e ruelas, além de um vastíssimo património histórico e cultural, é possível encontrar casas de fado, museus, bares, restaurantes, galerias e muito mais. 

Para quem procura uma noite cheia de vida, esta é a zona perfeita, já que descendo até ao rio, de Santa Apolónia a Belém, podemos encontrar alguns dos mais icónicos bares e discotecas da cidade. 

Junto a Santa Maria Maior encontramos ainda as freguesias de Santo António e São Vicente que, respetivamente, albergam ruas icónicas de Lisboa, como a Avenida da Liberdade ou o Largo da Graça. Entre os principais pontos de interesse destas zonas podemos encontrar: 

  • Aqueduto das Águas Livres (Santo António);
  • Cinema São Jorge (Santo António);
  • Cinemateca Portuguesa (Santo António);
  • Miradouro de Nossa Senhora do Monte (São Vicente);
  • Miradouro Sophia de Mello Breyner Anderson (São Vicente);

Transportes e acessos

  • Metro (linhas verde, azul e amarela);
  • Autocarro e elétrico;
  • Comboio (Estações dos Restauradores e de Santa Apolónia);
  • Barcos - para chegar à margem sul de Lisboa; 

Se, no entanto, és mais adepto de conduzir, o ideal será optares pela zona de Santo António, que é a mais bem comunicada das três a nível de acessos e autoestradas. Ainda assim, tratando-se das freguesias mais centrais da cidade, caracterizam-se por serem zonas históricas com ruas mais estreitas, onde além de ser difícil estacionar, o trânsito tende a acumular-se.

Casas à venda nesta zona

Estrela, Campo de Ourique, Campolide, Misericórdia

Continuando a subir, vamos do Rato para a Estrela, Campo de Ourique, Campolide e Misericórdia. Estas freguesias caracterizam-se pelos bairros típicos e tradicionais, onde o comércio local, de rua, se mantém vivo até hoje. Especialmente em Campo de Ourique, que é também palco de um dos mercados modernos mais famosos de Lisboa. 

Para os amantes de parques e espaços verdes, o Jardim da Estrela é um dos principais desta zona. Se, por outro lado, és mais adepto de viver perto de grandes estabelecimentos comerciais, Campolide é ideal, uma vez que fica muito próximo do Centro Comercial Amoreiras

Para sair à noite, a zona da Misericórdia é, talvez, a melhor das quatro. Já que está muito próxima do Bairro Alto, o local mais famoso da noite lisboeta. 

Transportes e acessos

  • Autocarro e elétrico;

Estas zonas são especialmente bem comunicadas se optares por deslocar-te de autocarro e elétrico, uma vez que o metro de Lisboa ainda não chega a nenhuma destas freguesias. Já se preferires andar de carro, Campolide está muito próximo da A5 (Autoestrada Lisboa-Cascais) e qualquer uma destas freguesias tem acessos diretos para as principais zonas da cidade. 

Casas à venda nesta zona

Ajuda, Alcântara

Alcântara, Lisboa
Wikimedia commons

Para quem prefere ter vista para o rio e, ao mesmo tempo, estar perto do centro da cidade, as freguesias de Alcântara ou Ajuda podem ser excelentes opções. Entre os seus pontos de interesse estão: 

  • Lx Factory;
  • Village Underground;
  • Museu da Carris;
  • Palácio Nacional da Ajuda;
  • Jardim Botânico da Ajuda.

Já para os amantes de festa, além de estarem muito próximas de algumas das discotecas mais famosas de Lisboa, estas zonas são ainda palco de romarias em alguns meses de verão. 

Transportes e acessos

  • Comboio;
  • Autocarro e elétrico;

Se preferires conduzir, essa também é uma opção viável nesta zona da cidade. Embora estacionar o carro possa parecer impossível, Alcântara e Ajuda estão bastante bem comunicadas com a Avenida Marginal, chegando a Algés, ou com a A5 (Autoestrada Lisboa-Cascais), através do Parque Florestal do Monsanto

Casas à venda nesta zona

Benfica, São Domingos de Benfica

Se procuras uma casa em Lisboa e gostas da zona do Monsanto, outra freguesia possível é Benfica. Bem comunicada a nível de acessos e transportes, é uma zona bastante residencial que fica próxima de grandes superfícies comerciais, estádios e campos de futebol, zonas de restauração, hospitais, escolas e alguns dos colégios mais conceituados de Lisboa. 

Outra opção seria ainda a freguesia ao lado, São Domingos de Benfica, que além de tudo isto inclui ainda pontos de interesse como:

  • Jardim Zoológico de Lisboa;
  • Museu Nacional da Música;

Em termos de qualidade de vida e tranquilidade, ambas as freguesias são excelentes opções. No entanto, se pretendes viver junto a bares, discotecas ou locais de ócio noturno, esta não é a zona ideal para ti. 

Transportes e acessos

  • Metro (Linha Azul);
  • Autocarro;
  • Comboio.

Além dos diversos transportes públicos que oferece, tanto Benfica como São Domingos de Benfica são zonas muito bem comunicadas, com acessos para a 2ª Circular, CRIL e IP7, no caso de preferires deslocar-te de carro.

Casas à venda nesta zona

Lumiar, Santa Clara

Lumiar, Lisboa
Wikimedia commons

Afastando-nos do Monsanto mas sem sair das proximidades de Benfica, outra opção para encontrar casas acessíveis em Lisboa é o Lumiar. Mais longe do coração da cidade, esta freguesia engloba os bairros do Lumiar, do Paço do Lumiar e de Telheiras. Com muitos espaços verdes, estabelecimentos comerciais, escolas, mercados e hospitais, é uma zona tranquila e residencial, ideal para viver em família. 

Mesmo ao lado, encontramos ainda a freguesia de Santa Clara, que oferece o mesmo tipo de serviços e características e promete uma vida calma e longe da confusão característica do centro da cidade. 

Transportes e acessos

  • Metro (Linha amarela);
  • Autocarro.

Uma vez mais, se preferires conduzir, tanto o Lumiar como Santa Clara oferecem diversos acessos. Seja através do IP7, da CRIL ou do Eixo Norte-Sul, são diversas as opções para sair da cidade ou rumar ao centro da capital.

Casas à venda nesta zona

Se, por outro lado, preferes arrendar uma casa na capital, lembra-te que os preços baixaram 5,5% no último ano. Apesar de ter sido a única região do país que registou uma descida, a Área Metropolitana de Lisboa continua a ser a zona mais cara de Portugal para arrendar casa, com um custo médio de 12,4 euros/m2, segundo o índice de preços do idealista.