Cerca de 128,4 milhões de euros destinam-se à aquisição e construção de casas na Madeira.
Comentários: 0
Oferta de casas na Madeira
Imagem de Frank Nürnberger por Pixabay
Lusa

O Governo da Madeira vai afetar 138 milhões de euros do montante do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da região para o setor da habitação, prevendo construir ou adquirir, até 2026, 1.121 fogos, anunciou esta quinta-feira, dia 28 de outubro de 2021, o executivo regional.

“O Plano de Recuperação e Resiliência [da Madeira, de 832,2 milhões], que tem de ser executado até 2026, reserva 136 milhões de euros para a medida de reforço da oferta de habitação apoiada na região”, afirmou o secretário dos Equipamentos e Infraestruturas.

Pedro Fino falava na apresentação pública do estudo "Implementação de Políticas Públicas sobre a Habitação Social na Região Autónoma da Madeira", iniciativa promovida pela Provedoria de Justiça, no âmbito do Projeto DEMOS sobre direitos humanos, que decorreu no Funchal.

O governante madeirense complementou que daquele montante, 128,4 milhões de euros destinam-se à aquisição e construção de fogos, 6 milhões a apoios à reabilitação de habitações próprias e outros 1,6 milhões a soluções de tecnologias de informação.

O responsável adiantou que, através da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), “até 2026 a meta é a construção e/ou aquisição de 1.121 fogos, que servirão para dar resposta às carências habitacionais estimadas na região”, considerando a indisponibilidade de imóveis que possam dar resposta às necessidades habitacionais dos agregados familiares abrangidos.

PRR: Madeira investe 138 milhões para oferecer 1.121 casas até 2026
Imagem de jacqueline macou por Pixabay

"Grande tensão" na habitação em Portugal

Pedro Fino sublinhou que no setor da habitação, em Portugal, “vivem-se atualmente tempos de grande tensão”, acentuada pela “severidade da crise pandémica”.

“Nos próximos meses ou anos, os problemas no setor da habitação tenderão a agudizar-se em Portugal e em todos os estados-membros da União Europeia”, afirmou, indicando que “os preços no mercado imobiliário não param de aumentar”.

Pedro Fino assegurou que “para o Governo Regional a habitação foi, é e continuará a ser uma prioridade”, cuja realização o Estado deve assumir a complementaridade e subsidiariedade “no quadro de uma política socialmente equilibrada e justa”.

PRR: Madeira investe 138 milhões para oferecer 1.121 casas até 2026
Imagem de Claudia Maryschka por Pixabay

Habitação social na Madeira reforçada

O secretário insular indicou que nas últimas décadas, e “até hoje, construíram-se na Madeira cerca de 6.000 habitações sociais”, das quais 1.200 estão na posse de municípios, embora também financiadas pelo Governo Regional, abrangendo cerca de 7.400 famílias.

“Hoje continuam a beneficiar de habitações sociais cerca de 4.400 famílias, o que equivale a 7% da população da Madeira”, destacou, mencionando que centenas de outros agregados familiares são beneficiários de apoios complementares e recebem ajudas através de programas destinados ao setor, como o apoio à renda e à reabilitação das suas casas próprias e permanentes.

O secretário regional sublinhou que a Madeira “é a região do país que regista o maior número de habitações sociais por cada 100 mil habitantes”, apontando que, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2015, a taxa de cobertura regional era de 4,2%", o dobro da que se verificava a nível nacional, que era, à altura, de 2%, e de 2,3% nos Açores”. “Ou seja, a taxa de cobertura de habitação social na Madeira é de mais do dobro da média nacional”, disse.

PRR: Madeira investe 138 milhões para oferecer 1.121 casas até 2026
Imagem de gemat18 por Pixabay

Reabilitação energética das casas é uma meta

Pedro Fino declarou que o Governo Regional pretende concretizar os objetivos habitacionais com recurso ao mercado privado para adquirir habitações a custos controlados.

Outra das metas enunciadas é o apoio à reabilitação de 325 habitações próprias, com soluções eficientes do ponto de vista energético.

“Até 2023 será concluído o plano de reabilitação energética de vários empreendimentos públicos, abrangendo 355 habitações”, representando um investimento de 6 milhões de euros, cofinanciado pelo Quadro Comunitário Madeira 14/20, enunciou.

Pedro Fino sublinhou que uma das metas traçadas na Estratégia Regional de Habitação 2020/2030 prevê conservar e reabilitar o parque habitacional da IHM, com o intuito de atingir a barreira dos 2.000 fogos até 2030.

PRR: Madeira investe 138 milhões para oferecer 1.121 casas até 2026
Imagem de Frank Nürnberger por Pixabay

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade