Os acordos assinados definem um montante global de investimento pelo IHRU de mais de 87 milhões de euros, dos quais 45,75 milhões a fundo perdido.
Comentários: 0
1º Direito chega a mais oito autarquias para apoiar 1.915 famílias
Photo by Christin Hume on Unsplash

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou mais oito acordos de colaboração com autarquias locais para as respetivas Estratégias Locais de Habitação (ELH), no âmbito do Programa 1.º Direito, somando agora 112 municípios. Foram assinados acordos com Baião, Gondomar, Santa Maria da Feira, Vila do Conde, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Monção e Vila Franca do Campo, que permitirão dar resposta a 1.915 famílias a viver em situações indignas de habitação.

Os acordos assinados definem um montante global de investimento pelo IHRU de mais de 87 milhões de euros (2,36 milhões em Baião, 58 milhões em Gondomar, 6,1 milhões em Santa Maria da Feira, 7,8 milhões em Vila do Conde, 4 milhões em Caminha, 356 mil euros em Vila Nova de Cerveira, 3,8 milhões em Monção e 5,3 milhões em Vila Franca do Campo), dos quais 45,75 milhões de euros são financiados a fundo perdido.

As modalidades de soluções habitacionais previstas nestes acordos de colaboração passam por reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, aquisição de frações ou prédios habitacionais e construção de prédios ou empreendimentos habitacionais.

Com a assinatura destes 112 acordos de colaboração (a que acrescem três acordos com empresas municipais), o 1º Direito abrange já 35.989 famílias, a que acrescem mais perto de 20 mil apoios dados através dos beneficiários diretos, terceiro setor ou empresas municipais. Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), o programa 1.º Direito, recorde-se, visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade