Numa nova campanha de solidariedade, a ERA une-se à Just a Change para financiar a reabilitação de casas de famílias carenciadas.
Comentários: 0
Combate à pobreza habitacional
Antes e depois da casa de Benjamim em Tondela Just a Change

A pobreza habitacional atinge milhares de famílias hoje em dia: contam-se 420.000 portugueses nesta situação. Nestas casas, há falta de água canalizada e de acesso a eletricidade, tão importante para enfrentar os meses mais frios do ano. Para ajudar a combater esta realidade, a ERA Portugal decidiu lançar uma campanha de angariação de fundos para a Just a Change, uma associação portuguesa que se dedica à reabilitação de casas de famílias carenciadas. Nesta parceria, a rede imobiliária vai reverter parte dos lucros de cada casa vendida até ao final do ano, para reabilitar casas no primeiro trimestre de 2023.

A falta de condições nas habitações afeta quase 4% da população portuguesa, tornando-se numa questão “preocupante”.  “Enquanto rede imobiliária sabemos muito bem o que se passa no terreno e é lamentável que ainda exista pobreza habitacional em Portugal”, diz Rui Torgal, CEO da ERA Portugal, citado em comunicado.

Reconhecendo esta realidade nacional, a Just a Change põe em marcha a reabilitação de casas de famílias que apresentam poucos recursos financeiros. “Todos os dias trabalhamos para devolver a dignidade habitacional a pessoas que vivem em casas sem condições”, afirma Simão Oom, diretor executivo da associação Just a Change. E sublinha ainda que até ao final de 2022 vão ser reabilitadas mais de 65 casas, “reconstruindo a vida daqueles que habitam em casas sem casa de banho, sem eletricidade e até em risco de ruir.”

Reabilitação de casas pobres
Antes e depois da cozinha de Mário em Torres Vedras Just a Change

Como vai funcionar o financiamento da reabilitação de casas ?

A nova campanha da rede imobiliária chama-se “ERA Solidária” e convenceu mais de metade das agências imobiliárias a reverter parte dos lucros da venda das casas para combater a pobreza habitacional. A iniciativa vai decorrer nos meses de novembro e dezembro. E “será a primeira ação de uma parceria para o futuro entre as duas entidades”, explicam em comunicado.

O objetivo primário desta campanha é claro e passa por financiar a “reabilitação de casas de pessoas em situação de pobreza habitacional” – um trabalho levado a cabo pela associação -, ajudando, assim, a criar condições para que as famílias possam viver em casas “seguras e confortáveis”, dizem. Mas a iniciativa tem ainda outro propósito, segundo dizem desde a ERA Portugal: “Sensibilizar para o problema” da pobreza habitacional em Portugal.

“Esperamos que esta primeira campanha seja o início de uma excelente parceria com a associação Just a Change para melhorar a vida de muitas famílias. O trabalho que a associação tem feito em prol das pessoas mais carenciadas é um exemplo para todos nós”, comenta Rui Torgal, da ERA Portugal, no mesmo documento. Por seu turno, Simão Oom, da Just a Change, acredita que “aliados à ERA (…) estamos confiantes que vamos levar a nossa missão mais longe já a partir do próximo ano”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta