"2023 deverá ser um ano de ligeira correção do mercado (variação média de preços de - 1,5%)", concluem analistas do BPI Research.
Comentários: 0
Preço das casas vai descer em Portugal
Foto de Bas Masseus on Pexels

Os preços das casas em Portugal continuam a aumentar, mas começa a haver indicadores que mostram que poderão vir a baixar. Dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam, de resto, que houve uma desaceleração da evolução dos preços medianos das casas em sete concelhos, nomeadamente em Lisboa. Os analistas do BPI consideram que este cenário pode manter-se nos próximos tempos, antevendo que os “preços estabilizem” até final do ano e que haja em 2023 uma “correção do mercado”, com os valores a recuarem 1,5%.

Segundo o BPI Research de novembro de 2022, há vários fatores que têm “contribuído decisivamente” para o aumento dos preços das casas, nomeadamente: 

  • Período prolongado com condições financeiras favoráveis (baixas taxas de juro);
  • Baixo desemprego;
  • Escassez de oferta de imóveis novos;
  • Procura crescente;
  • Aumento dos custos de construção;
  • Aquisição de imóveis como investimento.

“Mas o contexto alterou”, avisam os analistas do BPI. “Com o impacto da inflação nos orçamentos familiares e com a inversão da política monetária pelo BCE (início do aumento das taxas de juro), perspetivamos que no final deste ano os preços estabilizem”. 

A consequência será um ajustamento nos preços das casas à venda já no próximo ano. “2023 deverá ser um ano de ligeira correção do mercado (variação média de preços de - 1,5%). Isto irá decorrer do arrefecimento da procura associado ao apertar das condições financeiras e ao ritmo de subida de taxas de juro mais rápido do que o inicialmente previsto”, lê-se no documento.

Comprar casa em Portugal vai ficar mais barato
Foto de Aaron Porras on Pexels

Procura por crédito habitação abranda em 2023

Relativamente ao crédito habitação, os analistas perspetivam que “as condições financeiras mais apertadas com o aumento rápido dos indexantes (taxas Euribor) condicione a procura nos próximos meses e em 2023 como um todo”. 

De acordo com a mesma fonte, a qualidade da “procura tem aumentado pela via da melhoria da qualidade do crédito habitação (medidas macroprudenciais implementadas)”, sendo “também patente no maior aporte de capitais próprios na aquisição de imóveis”. 

Os analistas constatam, no entanto, que há “um maior e elevado desfasamento entre o preço das habitações e o rendimento das famílias”. O BPI Research prevê, em jeito de conclusão, “que o rácio de esforço dos novos créditos se situe em breve perto ou acima do limite superior dos padrões aceitáveis (para novos créditos)”. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta