Viver numa moradia é ter um estilo de vida intimista e prático, com acesso privilegiado ao ar livre e contacto com a natureza.
Comentários: 0
Moradias novas à venda
idealista
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

Numa era em que cresce, cada vez mais, a construção imobiliária em altura, há ainda quem não se sinta atraído por este tipo de habitação e opte por um estilo de vida diferente. Estamos a falar nos compradores que valorizam mais a privacidade e o espaço e, por esse motivo, optam por viver em moradias.

É nestas habitações que nos vamos concentrar agora, mais especificamente nas moradias de nova construção, que apresentam uma série de fatores que estão a encantar o mercado imobiliário e a chamar a atenção de muitas famílias.

Vantagens de viver numa moradia 

Cozinhas modernas
idealista

Comprar uma moradia recém-construída é a garantia de um estilo de vida onde podes encontrar o equilíbrio perfeito entre comodidade e autonomia. Como? Toma atenção nas vantagens que apresentamos em seguida.

Espaço interior

É comum que as moradias tenham divisões mais espaçosas em comparação com os apartamentos. Isto oferece uma maior liberdade aos moradores e é ideal para os não simpatizantes da máxima “menos é mais”.

Além da maior amplitude, é também comum que as moradias tenham mais divisões ou possibilidade de modificar e personalizar algumas delas para irem ao encontro das necessidades de cada família.

Espaço exterior e um maior contacto com a natureza

Escritório em casa
idealista

Outra das grandes vantagens das moradias e que leva muita gente a optar por estas habitações ao invés de apartamentos é a existência de espaço exterior, como quintais ou jardins. Esta é uma grande mais-valia sobretudo se tens crianças ou animais de estimação. 

Além disso, estas áreas são também muito apreciadas e procuradas para os fãs de jardinagem e atividades ao ar livre.

Mais privacidade

Sem dúvida que a privacidade é um dos maiores benefícios de viver numa moradia, quando comparamos com os moradores de apartamentos. O facto de não haver uma proximidade tão grande com os vizinhos dá a estes residentes uma maior privacidade e controlo sobre o seu espaço, não necessitando de ter tantos cuidados com alguns aspetos que podem incomodar a vizinhança, como o ruído, por exemplo.

Sendo um tipo de residência mais independente e autónoma, os seus moradores disfrutam de maior privacidade, autonomia, liberdade e exclusividade, aspetos que estão a ser cada vez mais valorizados.

Sustentabilidade e conforto

Nas moradias de nova construção é dado um foco especial à preocupação com o meio ambiente e ao conforto e bem-estar. Neste sentido, destacamos o isolamento térmico, que permite aos residentes beneficiarem de uma boa temperatura ambiente em qualquer época do ano, assim como a instalação de painéis solares e de sistemas de aproveitamento de água das chuvas.

São também escolhidos materiais de construção mais amigos do ambiente, como madeiras certificadas, de modo a reduzir a pegada ecológica

Tendências arquitetónicas em moradias novas

Moradias novas modernas
idealista

A modernidade e a funcionalidade estão de mãos dadas na arquitetura das moradias de nova construção. Estes projetos mais recentes são marcados pelo foco no aproveitamento dos espaços, tanto internos como externos, de forma a proporcionar uma experiência residencial agradável e funcional aos habitantes.

Exemplo disso são as cozinhas e salas em open space, que maximizam o espaço e, ao mesmo tempo, a convivência familiar. Outro exemplo é o facto de as janelas e portas de vidro de acesso ao exterior estarem a ficar maiores, com o objetivo de permitirem uma conexão harmoniosa entre o ambiente interior e exterior e maximizar a entrada de luz natural.

Tecnologias de segurança

Casas novas com segurança avançada
idealista

Algo que ainda coloca muitas pessoas de pé atrás quando se fala em viver numa moradia é o tema da segurança. Quando pensamos em prédios, há sempre aquela ideia de que um apartamento está mais seguro, sobretudo nos andares de cima, uma vez que não há acesso direito a entradas nem janelas através da rua, ao contrário das moradias. No entanto, estas residências mais recentes estão a apostar fortemente nos sistemas de segurança, como vamos ver em seguida.

Câmaras de vigilância

Muitas das construções modernas estão já a incluir a instalação de câmaras de vigilância de alta definição. Isto oferece uma maior sensação de segurança aos habitantes, pois permite que a sua residência seja monitorada em tempo real.

O armazenamento digital das imagens garante ainda que, em caso de qualquer problema, os proprietários tenham acesso às mesmas e possam revê-las em qualquer altura.

Sensores inteligentes 

Com o objetivo de detetar atividades suspeitas, estes sistemas incluem sensores de quebra de vidros, sensores de movimentos e sensores de incêndio, enviando alertas aos moradores de forma automática, assim como, em alguns casos, às autoridades.

Deste modo, as residências estão protegidas contra vandalismo, intrusos e possíveis incêndios ou outras emergências.

Alarmes 

Os sistemas de alarmes, embora não sejam já propriamente inovadores, continuam a ser igualmente eficazes quando o tema é a segurança. Ao detetarem qualquer atividade suspeita e emitirem um alarme sonoro, muitas das vezes diretamente para as autoridades, estes sistemas dão uma maior sensação de confiança e despreocupação aos residentes.

Perfil do comprador de moradias

Moradias espaçosas
idealista

Ainda que este tipo de habitação seja adequado a qualquer tipo de pessoa, a verdade é que podemos traçar o perfil do comprador comum.

Estas residências são procuradas, sobretudo, por famílias com filhos, que privilegiam o espaço e o acesso ao exterior. No que se refere a áreas ao ar livre, além de famílias com crianças, estas casas são também muito procuradas por quem tem animais de estimação, especialmente cães, pois possibilita que estes amigos de quatro patas tenham um espaço exterior onde correr e gastar energias.

Verifica-se ainda uma enorme de moradias por parte de casais reformados, que, após uma vida no ativo, querem um lugar mais tranquilo para viver e para se dedicarem a alguns hobbies como, por exemplo, a jardinagem.

Encontra aqui a tua futura nova moradia

 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta