Os centros comerciais geridos integralmente pela Castellana Properties somaram mais de 26 milhões de visitas só no ano passado.
Comentários: 0
LoureShopping
Castelhana Properties
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

Os quatro centros comerciais geridos integralmente pela Castellana Properties em Portugal registaram individualmente, em 2025, os números de afluência mais altos da sua história. No conjunto, o RioSul, o LoureShopping, o 8ª Avenida e o Forum Madeira superaram as 26 milhões de visitas, o que representa um aumento de mais de 2% em comparação com 2024 e é reflexo da eficácia da gestão ativa da empresa e do atrativo contínuo destes espaços.

A Castellana Properties, segundo adianta em comunicado, iniciou uma estratégia de aposta em Portugal em outubro de 2024, investindo 176,5 milhões de euros na aquisição do RioSul, LoureShopping e 8.ª Avenida. Meses depois, em abril de 2025, a empresa cotada especializada na aquisição e gestão de centros e parques comerciais em Portugal e Espanha adquiriu também o Forum Madeira.

O RioSul foi o ativo com maior crescimento de afluência em 2025 (+4,8%), com mais de 8,1 milhões de visitas. Seguiu-se o LoureShopping e o 8ª Avenida, que superaram as 6,2 milhões de visitas, enquanto o Forum Madeira chegou perto das seis milhões e consolidou a liderança naquela ilha.

Vendas acompanham crescimento das visitas

Mas não foram só as visitas que aumentaram nestes centros comerciais. As vendas seguiram o mesmo caminho, aumentando no total 3% comparativamente a 2024, com o LoureShopping a destacar-se com o maior crescimento (+3,75%). 

A criação de emprego é igualmente um fator importante nestes ativos que se posicionam como motores económicos das suas regiões. No total dos quatro centros comerciais já foram gerados cerca de quatro mil postos de trabalho diretos, somando-se a estes os milhares de postos de trabalho indiretos gerados pela atividade dos diferentes operadores neles presentes.

“Portugal tornou-se um mercado muito relevante para a Castellana Properties, e os recordes de afluência obtidos e o aumento das vendas são fruto de uma gestão ativa e continuada, que não só atrai visitantes, como também cria emprego e valor para as comunidades onde estamos presentes. Transformamos espaços comerciais para convertê-los em motores de vida, emprego e bem-estar”, afirma, citado na nota, o CEO da Castellana Properties, Alfonso Brunet. 

Entre os meses de abril e setembro de 2025, a empresa manteve uma taxa de ocupação de referência de 98,9% no país e assinou 44 contratos de arrendamento, onde estão incluídas 18 novas aberturas, numa área total de ocupação de 4.884 metros quadrados (m2).

Estes resultados podem explicar-se pelas ações promovidas pela Castellana Properties nestes seus centros comerciais, com campanhas sociais, culturais e de entretenimento, além de programas de fidelização inovadores que, em apenas um ano desde o seu lançamento, conseguiram captar mais de 54 mil membros no conjunto de todos os ativos comerciais no país.

Castellana Properties cria equipa própria para Portugal

A empresa decidiu apostar no reforço da sua estrutura organizacional, criando uma equipa própria para Portugal, de forma a assegurar uma gestão dos ativos mais próxima, especializada e alinhada com os objetivos estratégicos do grupo. Foram criados novos cargos específicos para o mercado português e incorporados perfis especializados em ‘Asset Management’ e ‘Leasing’.

Juan Palomo foi nomeado Portfolio Asset Manager para Portugal, continuando a liderar a gestão de ativos em Espanha e assumindo, também, a coordenação e liderança da equipa em Portugal. O responsável conta já com uma vasta trajetória na gestão de centros comerciais como o Vallsur, Los Arcos, El Faro, Puerta Europa e Bahía Sur, e começa agora supervisionar as áreas de ‘Leasing’ e Jurídica no país.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta