A Mercadona acaba de dar mais um passo no projeto de expansão em Portugal e já está presente em Lisboa, com um novo Centro de Coinovação. Localizado na Avenida Estados Unidos da América e com uma área total de cerca de 2.400 metros quadrados (m2), este centro representou um investimento de 2,2 milhões de euros e vai funcionar como um macrolaboratório de ideias. O objetivo da cadeia de supermercados espanhola é aprender com os clientes que consomem os seus produtos, ouvir os comentários e inovar com eles.
Em Portugal, a empresa conta desde 2017 com o Centro de Coinovação de Matosinhos (Porto), que serviu para a adaptação dos produtos aos gostos e hábitos de consumo dos portugueses. Através do trabalho desenvolvido neste centro, a Mercadona abriu os seus primeiros supermercados no país, em 2019, com oferta adaptada aos portugueses.
Comida, bebida, higiene pessoal, limpeza do lar e mais ao gosto dos portugueses
Antes de chegarem às prateleiras dos supermercados, os produtos que a Mercadona vende passam por uma fase de testes com os clientes, realizadas nestes centros, segundo explica a empresa em comunicado.
Compostos por várias zonas de trabalho, incluindo espaço para cozinhar, área de provas-cegas, zonas para recriar a exposição dos produtos nos lineares, auditório e salas de reuniões, os centros de coinovação visam introduzir melhorias e lançar inovações nos cinco negócios que englobam todos os produtos comercializados pela empresa: comida, bebida, higiene pessoal, limpeza do lar e cuidado dos animais de estimação.
Em 2020, a empresa contava com uma rede de 20 centros de coinovação, em Espanha e Portugal, nos quais 150 especialistas realizaram um total de 12.500 sessões com “Chefes” - 11.000 em Espanha e 1.500 em Portugal - às quais é preciso somar o trabalho online desenvolvido com os clientes devido às novas circunstâncias propiciadas pela Covid-19.
Supermercados Mercadona chegam à Grande Lisboa em 2022
Atualmente, a Mercadona conta com 24 lojas em Portugal, nos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viana do Castelo, tendo já aberto 4 das 9 lojas previstas para 2021, dando assim continuidade ao seu projeto de expansão no país. Este ano, a empresa prevê investir 150 milhões de euros e recrutar um total de 600 pessoas.
E a rede espanhola de supermercados já está também a trabalhar para abrir as portas dos seus primeiros supermercados na Grande Lisboa, com novas lojas planeadas para 2022 nos municípios de Setúbal e Montijo.
Em 2020, com a abertura de 10 lojas em Portugal, a empresa fechou o ano com um total de 20 supermercados no país, uma equipa de 1.700 colaboradores e um investimento de 113 milhões de euros. E alcançou um volume de vendas de 186 milhões de euros.
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