Comentários: 0
Prestação da casa sem grandes subidas nos próximos anos

Boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Apesar das taxas Euribor estarem em máximos de 15 meses, o aumento das prestações do crédito à habitação tende a ser muito reduzido, uma situação que deve manter-se por um período considerável.

Segundo as contas do Diário Económico, desde os mínimos registados em maio, nos 0,198%, a taxa Euribor a três meses subiu 0,07%, para os 0,267%. Ou seja, a mensalidade a pagar ao banco pelo empréstimo concedido aumentou três euros – tendo por base um crédito à habitação de 100 mil euros com um “spread” de 1% a ser pago em 30 anos.

Mas ao que tudo indica, e apesar das oscilações verificadas, as prestações da casa devem manter-se baixas durante um longo período, pelo menos durante mais dois anos. Perante o cenário apresentado em cima, e tendo por base um contrato indexado à taxa Euribor a três meses, a prestação vai aumentar cerca de oito euros num ano (332 euros atualmente para 340 euros). Já para dezembro de 2015 e 2016, estão previstas subidas para 354 e 382 euros, respetivamente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta