Vistos gold: chineses desistem de Portugal e apostam em Espanha

Vistos gold: chineses desistem de Portugal e apostam em Espanha
GTRES

O escândalo de corrupção associado à concessão de vistos gold – foram detidas 11 pessoas na sequência da denominada “Operação Labirinto” – está a fazer com que muitos cidadãos chineses comecem a desistir de investir em Portugal, deixando de comprar casas que custam pelo menos 500.000 euros, o valor necessário para que possam obter o visto e circular livremente no espaço Schengen. Estes investidores começam agora a apostar no mercado espanhol.

A informação foi confirmada ao Correio da Manhã por fonte do ministério da Economia espanhol. Também citado pela publicação, o líder da Liga de Chineses em Portugal, Y Ping Chow, considera que, neste momento, Espanha é uma boa opção: “Se Portugal continuar com uma postura de retração face aos vistos gold, os investidores chineses optam por Espanha. Os que têm dinheiro não têm dificuldade em encontrar outros países onde investir”.

Publicidade

O diário revela que a concessão e renovação das autorizações de residência (os vistos gold ou vistos dourados, como também são conhecidos) estão praticamente paradas desde final de novembro, altura em que estalou a polémica em torno da atribuição de vistos gold. Em 2014, foram atribuídas 1.526 autorizações, mas após a “Operação Labirinto” o número caiu bastante: foram concedidos 86 vistos em dezembro, 78 em janeiro e 103 em fevereiro.

E mais. De acordo com Y Ping Chow, alguns dos chineses que compraram casas em Portugal já ponderam vender os respetivos imóveis. “As respostas estão demoradas e há processos de renovação pendentes. Investiram cá e agora não podem entrar no país ou circular no espaço Schengen. Portugal está a quebrar o compromisso”, alertou.

De referir que desde 2012 foram concedidos 2.203 vistos, 1.777 dos quais a chineses. 

Para poder comentar deves entrar na tua conta