
Normalização e tecnologia – o avaliador do Século XXI. Este é o mote do congresso anual da ASAVAL – Associação das Sociedades de Avaliação e Avaliadores de Portugal, que se realiza esta sexta-feira (18 de novembro de 2022), entre as 14h30 e as 18h30, na sala de conferências do Hotel Vila Galé Ópera, em Alcântara (Lisboa). Entre os temas em debate estarão, por exemplo, a cibersegurança na avaliação imobiliária, a tecnologia ao serviço do perito avaliador de imóveis e o impacto do conceito ESG (Environmental, Social e Governance) no imobiliário.
Serão também apresentadas, durante o evento, as normas europeias para a Avaliação de Unidades Industriais e Equipamento – EVS-PME 2022, bem como a avaliação para efeito contabilístico de acordo com as Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS, na sigla em inglês).
A ASAVAL adianta, em comunicado, que a edição deste ano do congresso, a quinta, é dedicada aos desafios que se colocam ao avaliador do Século XXI – tecnologia e normalização. “Pretende-se abordar o tema da necessidade de continuar o processo da adoção das Normas Europeias de Avaliação, não só para a avaliação de imóveis, mas também para a avaliação de equipamentos, de negócios e empresas. No caso da avaliação de equipamentos, serão apresentadas as novas Normas Europeias de Avaliação de Maquinaria e Equipamentos cujo lançamento foi realizado o mês passado na Grécia”, refere.

Segundo a associação, será ainda apresentado “um painel sobre as tecnologias disponíveis ao serviço do perito avaliador”, sendo também objeto de análise “os desafios que se colocam atualmente no âmbito da cibersegurança e proteção de dados no setor”.
“Parece-nos ser um conjunto de temas muito atuais e úteis para o universo dos peritos avaliadores, sendo que esperamos mais de 200 participantes no evento, entre peritos avaliadores, clientes, reguladores, etc.”, lê-se na nota.
À semelhança de outras iniciativas semelhantes, organizadas pela ASAVAL, é aguardada a presença e participação ativa de representantes dos principais bancos e fundos imobiliários que atuam no país, bem como de muitos profissionais ligados ao setor da avaliação imobiliária, refere a entidade liderada por Paulo Barros Trindade.

Estes são os oradores que vão marcar presença no congresso:
- Konstantinos Pallis, REV – Perito Avaliador e Membro do TEGOVA;
- Carla Viana, Revisora Oficial de Contas e Partner na BMS-Audit;
- Sofia Santos, Sustainability Champion in Chief na Systemic;
- Alexander Weber, Perito avaliador e Membro do Board do TOGOVA;
- Gonçalo G. Barreiros, Advogado e Partner na Raposo, Sá Miranda e Associados, Soc. de Advogados SP, RL;
- Paulo Barros Trindade REV, membro do Board do TEGOVA e Presidente da Direção da ASAVAL.
De referir que a participação é gratuita e aberta a todos os interessados, incluindo não associados da ASAVAL. Os interessados terão de preencher este Formulário de Inscrição. Neste link é possível ver o programa do V congresso da ASAVAL.
Para poder comentar deves entrar na tua conta