PIB cresceu, em termos reais, 1,4% nos primeiros três meses de 2024, após ter aumentado 2,1% no trimestre anterior.
Comentários: 0
PIB de Portugal cresce no primeiro trimestre
INE
Lusa
Lusa

A economia portuguesa cresceu 1,4% em termos homólogos nos primeiros três meses do ano e 0,7% face ao trimestre anterior, revelou esta terça-feira (30 de abril de 2024) o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados do organismo de estatística, o Produto Interno Bruto (PIB), em termos reais, cresceu 1,4% nos primeiros três meses de 2024, após ter aumentado 2,1% no trimestre precedente.

O primeiro trimestre ficou marcado por uma desaceleração do investimento e do consumo privado face ao mesmo período do ano passado, pelo que o contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu.

Já o contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB foi nulo, após ter sido positivo no trimestre anterior, tendo as exportações de bens e serviços em volume desacelerado e as importações de bens e serviços acelerado ligeiramente.

Comparando com o quarto trimestre de 2023, o PIB aumentou 0,7%, taxa idêntica à observada no trimestre anterior.

O contributo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB passou a positivo no primeiro trimestre, refletindo a desaceleração das importações de bens e serviços mais acentuada que a das exportações de bens e serviços.

Já o contributo positivo da procura interna diminuiu, observando-se uma redução do investimento e uma aceleração do consumo privado.

Os economistas consultados pela Lusa apontavam para um crescimento homólogo do PIB entre 1% e 2,1% no primeiro trimestre e na comparação em cadeia entre 0,3% e 1,5%.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta