Tarifas: taxas "recíprocas" impostas por Trump já estão a ser aplicadas

Prazo para entrada em vigor das tarifas foi adiado de dia 1 para dia 7 de agosto, anunciou Donald Trump, Presidente dos EUA.
Tarifas dos EUA
Donald Trump, presidente dos EUA Getty images
Lusa
Lusa

As novas tarifas globais determinadas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, que diz serem "recíprocas" e que deveriam entrar em vigor a 1 de agosto de 2025, começam a ser aplicadas a partir desta quinta-feira (7 de agosto de 2025).

Os EUA começam, então, a aplicar o seu novo plano tarifário, que inclui um mínimo global de 10% e impostos a partir de 15% para os países que apresentem um excedente comercial com os EUA.

Publicidade

Cerca de 40 países estão sujeitos à tarifa adicional, para os países com os quais os EUA consideram ter um défice comercial, incluindo Costa Rica, Equador, Venezuela e Bolívia.

O valor dos novos direitos aduaneiros, que afetarão várias dezenas de países, varia entre 10% e 41%, sendo que os produtos da União Europeia (UE), Japão e Coreia do Sul serão taxados em 15% e os do Reino Unido em 10%.

Já a Indonésia enfrentará uma taxa de 19%, enquanto o Vietname e Taiwan sofrerão sobretaxas de 20%.

No caso da UE, no final de julho, foi alcançado um acordo comercial com os EUA, embora na terça-feira o Presidente Donald Trump tenha ameaçado impor tarifas de 35%, caso o bloco não invista os 600 mil milhões de dólares que aceitou injetar na economia norte-americana.

Foi a 31 de julho que Donald Trump decidiu, através de ordem executiva, que as novas tarifas globais começariam a ser aplicadas a partir de dia 7 de agosto, adiando assim por cerca de uma semana.

Para os países aos quais os EUA vendem mais do que compram, continua em vigor a taxa de 10% definida em 2 de abril, dia em que foi anunciada pela primeira vez uma série completa de taxas sobre os parceiros dos EUA.

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.