Comprar um imóvel novo não tem de ser um excessivo esforço financeiro. Prepara-te para descobrir casas magníficas ao teu alcance.
Comentários: 0
sala de estar moderna
idealista
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

A procura por uma casa de nova construção pode, por vezes, parecer desanimadora quando começamos a olhar para os custos. Mas o sonho de ter casa nova não tem de ser esquecido nem adiado, ou trocado pela opção de comprar um imóvel mais antigo, por causa dos preços. E não, não estamos a ser demasiado otimistas, estamos a ser realistas e é isso que te vamos mostrar.

Se fizeres uma pesquisa aprofundada e fizeres umas pequenas alterações nos requisitos, por exemplo, ampliar um pouco mais a área geográfica onde procuras o teu imóvel (por vezes uns insignificantes 20 quilómetros já fazem diferença), verás que será muito mais fácil encontrar a tua casa nova de sonho. E é isso que o Idealista te oferece, aqui poderás encontrar uma vasta oferta de construções novas abaixo de 220 mil euros.

Onde estão esses imóveis?

Embora o país seja muito pouco (ou nada) homogéneo no que respeita a construções novas ao longo do seu território, a verdade é que, ainda assim, conseguimos encontrar por quase todas as regiões casas recém construídas com o limite de preço que mencionámos acima. Vamos, então, ver onde se encontram estas residências.

A rainha região Norte

quarto moderno
idealista

Se fores fã de futebol, o termo futebolístico que melhor descreve esta diferença na localização das casas novas é “goleada”, uma autêntica goleada que a região Norte dá às restantes regiões do país. Ao fazeres uma rápida pesquisa no idealista, verificas que há variadíssimas casas novas até 220 mil euros em todo o litoral Norte, desde Viana do Castelo, passando pelo Grande Porto e chegando até à “fronteira” entre a região Norte e a região Centro.

Tanto a norte como a sul do Douro, não te vai faltar oferta de imóveis novos a preços acessíveis, sendo a esmagadora maioria deles apartamentos. Mas encontrarás diversas tipologias disponíveis, seja para viveres sozinho/a, com família grande, família pequena, etc. 

No distrito de Braga a maior oferta já se verifica um pouco mais afastada do litoral, localizando-se mais nas cidades de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, embora haja também oferta não tão longe do mar, como em Barcelos ou, ainda mais perto do Atlântico, em Esposende.

Já no interior Norte, é Bragança que se destaca nos imóveis de nova construção, com preços incríveis e até bem abaixo do limite que estabelecemos para este artigo.

O abraço da região Centro ao interior

sala de estar
idealista

É no Centro que encontramos mais casas de nova construção no interior do país. Embora a maioria da oferta se localize também mais na zona ocidental, a verdade é que encontras muitos imóveis novos em zonas como a Guarda, Tondela e Covilhã

Viajando mais para o ocidente, encontrarás também várias casas no distrito de Aveiro, em Coimbra, Cantanhede ou Figueira da Foz e, se desceres um pouco mais no nosso mapa de Portugal, verás também várias casas novas entre a zona de Pombal e Batalha, com a larga maioria a situar-se na cidade de Leiria.

Se gostas da zona Oeste, as cidades de Caldas da Rainha e Torres Vedras também têm imóveis de nova construção à venda por menos de 220 mil euros.

Grande Lisboa: a Península de Setúbal como “salvadora” da região 

quarto moderno
idealista

Se estás a par da situação do mercado imobiliário no país, sabes que é na Grande Lisboa que os preços são mais altos. Por esse motivo, neste momento não se encontram casas novas à venda na região por menos de 220 mil euros, à exceção da Península de Setúbal.

Se tens o sonho de viver na Área Metropolitana de Lisboa ou se tens essa necessidade por motivos de trabalho ou família, não desanimes, pois os acessos da margem sul à capital são bastante facilitados, tanto a nível de estradas e pontes para te deslocares em veículo próprio, como a nível de transportes públicos, como barcos, comboios e autocarros. 

Além disso, se comprares uma das casas de nova construção à venda em Palmela ou em Setúbal, estarás muito mais próximo/a de algumas das melhores praias do país e da incrível Serra da Arrábida.

Sul e ilhas: oásis no meio do deserto 

Tanto o Alentejo, como o Algarve e até mesmo as ilhas, são onde a oferta de novas habitações é mais escassa. Aqui, infelizmente, não temos mesmo boas notícias para te dar. Em todo o Alentejo, apenas em Porto Covo, Sines, poderás encontrar uma casa nova por menos de 220 mil euros. No Algarve, a única opção que tens é a carismática cidade de Portimão.

Rumando às ilhas, apenas a Ilha Terceira, nos Açores tem imóveis novos neste momento por menos desses valores. A boa notícia é que os seus preços são até bastante inferiores àquele limite.

Apartamentos predominam na oferta

sala de estar ampla
idealista

O que procuras? Uma moradia? Independente, geminada ou em banda? Ou um apartamento? E pode ser um simples apartamento ou sonhas com um duplex ou, até mesmo, uma penthouse?

Bom, aqui está mais uma das situações em que, se queres poupar ou se não queres desistir do sonho de ter uma nova casa pelo preço, então terás de ter o chamado “jogo de cintura” mais uma vez.

Isto porque, a esmagadora maioria das casas de nova construção à venda por menos de 220 mil euros, neste momento, são apartamentos. E são apartamentos convencionais, ou seja, não são duplex nem penthouses. Atualmente há apenas um duplex à venda por menos desse preço, em Amarante, mas penthouse, por ser um tipo de residência mais “premium”, não encontras nenhuma de momento.

Se és mais adepto/a de moradias, encontrarás apenas este tipo de residências em banda, nos distritos do Porto e de Aveiro, com uma oferta muito limitada.

‘Amenities’ para toda a família

casa de banho moderna
idealista

Aqui está uma boa notícia. Apesar do preço relativamente baixo, no que respeita a novas construções, desengana-te se pensavas que apenas irias encontrar imóveis sem grandes comodidades e condomínios básicos sem qualquer tipo de oferta de lazer e bem-estar.

Por todo o país encontras casas novas com vários tipos de ‘amenities’ para todas as idades, desde os mais novos aos mais idosos. Por exemplo, encontras vários condomínios com jardim, para fazeres umas boas caminhadas e teres contado com a natureza, também elevador, que é sempre uma mais valia sobretudo para pessoas com mobilidade reduzida ou famílias com bebés ou crianças de colo, e ar condicionado que te garante conforto térmico todo o ano.

Mas as boas notícias não ficam por aqui. Por incrível que pareça, podes viver num condomínio com piscina sem necessitares de gastar mais de 220 mil euros. Além disso, vários imóveis têm lugar de garagem e, alguns deles, até arrecadação, para libertares espaço do teu lar. Nota ainda para o facto de a grande maioria destas casas ter espaços exteriores como varandas ou terraços.

Encontra já o teu novo lar por menos de 220 mil euros

 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta