O investimento privado em projetos imobiliários e de construção em Portugal tem vindo a crescer, impulsionando uma maior procura por competências especializadas nas áreas de engenharia e arquitetura.
É neste contexto que a Engexpor, empresa de gestão de projetos e gestão de construção, prevê integrar, a curto prazo, mais de 50 profissionais, de forma a conseguir responder ao crescimento da atividade e ao ‘pipeline’ de projetos em curso.
Em comunicado, o CEO da Engexpor, Miguel Alegria, indica que “o crescimento do investimento privado tem vindo a traduzir-se em projetos cada vez mais exigentes do ponto de vista técnico” e que, para responder a este contexto, “é essencial investir em equipas qualificadas e multidisciplinares”, sublinhando que o crescimento da empresa nacional “tem sido planeado e sustentado, assente nas pessoas e na sua capacitação”.
Só em Portugal, a Engexpor aumentou consideravelmente o número de colaboradores em nove anos, passando de 14 em 2016 para 203 em dezembro de 2025. A meta para este ano é atingir os 250 colaboradores e atingir um crescimento na ordem dos 40%, depois de nos últimos anos o seu crescimento médio anual ter superado os 20%, segundo o é referido na nota.
Bem-estar físico, mental e financeiro das equipas em foco
A Engexpor revela que tem apostado num modelo de crescimento sustentado que tem como pilar os colaboradores, em termos de estabilidade das equipas, na sua valorização e no seu desenvolvimento profissional. Neste contexto, a empresa portuguesa tem consolidado uma política integrada de compensação e benefícios que vai além da remuneração base, com foco no bem-estar físico, mental e financeiro.
Além destes fatores, a companhia de gestão de projetos e de construção tem também apostado na cooperação entre equipas e na inclusão, na formação contínua e na partilha de conhecimento entre perfis sénior e júnior. Este foco nos colaboradores tem-se traduzido em resultados concretos, com uma taxa média de rotatividade inferior a 15% nos últimos anos e uma antiguidade média próxima dos quatro anos. Estes indicadores são especialmente positivos por se tratar de um setor historicamente caracterizado por elevada rotatividade profissional.
“Crescer de forma sustentada implica antecipar necessidades, estruturar equipas e criar condições para que as pessoas queiram ficar e evoluir connosco. O reforço das equipas é uma decisão estratégica, suportada por planeamento e por uma aposta contínua na organização e no bem-estar das pessoas”, refere, também citada no documento, Filipa Passos, Head of People.
Portefólio de projetos de grande escala sustenta crescimento das equipas
A Engexpor possui um portefólio de projetos de grande escala e elevada complexidade técnica que tem acompanhado o crescimento das suas equipas. Entre estes projetos, destaque na área das infraestruturas para a expansão e remodelação do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e para o projeto EntreCampos, o maior projeto de requalificação urbana em desenvolvimento na cidade com mais de 330.000 metros quadrados (m2) de área de construção.
Já na área industrial, o destaque vai para o Hovione Tejo Campus, o novo complexo industrial da Hovione, no Seixal, e para a Volkswagen Autoeuropa, onde a Engexpor tem reforçado a sua atividade nos últimos anos. No que respeita a data centers e infraestruturas digitais, destaque para a participação no edifício piloto do data center de Sines, um dos maiores projetos deste tipo em desenvolvimento na Europa.
Todos estes projetos sustentam a necessidade de apostar em equipas multidisciplinares e altamente qualificadas, de modo a dar resposta a contextos operacionais complexos e a diferentes fases do ciclo de desenvolvimento imobiliário e industrial.
Aposta no reforço de equipas em áreas técnicas
A Engexpor adianta, de resto, que pretende reforçar as suas equipas em diversas áreas técnicas e integrar profissionais de diferentes níveis de experiência em áreas como a engenharia, arquitetura, supervisão de construção e segurança e saúde no trabalho.
Tendo como fatores críticos para o sucesso dos projetos imobiliários a antecipação de riscos, a coordenação técnica e a eficiência nos processos, a Engexpor coloca a qualidade e adequação dos perfis como foco do recrutamento.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta