Sonae Sierra e Grupo Casais juntam-se no mercado Build to Rent

A parceria vai permitir o desenvolvimento de projetos BTR em Portugal, assentes em modelos de construção industrializada.
Construção civil
PxHere
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

No sentido de dar resposta à grande pressão exercida sobre o mercado habitacional em Portugal, a Sonae Sierra e o Grupo Casais decidiram estabelecer uma parceria para o desenvolvimento de projetos Build to Rent (BtR) no país, assentes em modelos de construção industrializada

A Sonae Sierra vai liderar a estratégia de promoção, gestão de ativos e relação com investidores, enquanto o Grupo Casais entrará com a sua experiência em construção industrializada e sustentável, atuando como parceiro tecnológico e industrial e sendo responsável pelo desenho e construção de ativos, indicam, em comunicado, as empresas.

Publicidade

A expertise das duas organizações, nas respetivas áreas, vai assegurar o desenvolvimento de projetos assentes em elevados padrões de qualidade, sustentabilidade e eficiência, tendo em vista a valorização a longo prazo e permitindo elevar o padrão de desenvolvimento residencial em Portugal.

Citado na nota, Alexandre Fernandes, administrador da Área de Developments da Sonae Sierra, explica que o segmento BtR exige escala, eficiência e, sobretudo, uma gestão profissional e consistente ao longo do tempo. "É precisamente essa combinação de competências que esta parceria vem trazer ao mercado português", diz o responsável, revelando que o objetivo da multinacional passa por afirmar-se “como um dos principais promotores e operadores de edifícios BtR em Portugal, através da criação de um portefólio de referência nas principais cidades”.

Por sua vez, António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, sublinha o papel estratégico da empresa nacional no fornecimento da “infraestrutura técnica e tecnológica que permite aos promotores institucionais entregar os melhores ativos ao mercado”, acrescentando que a industrialização permite ao grupo “desenhar e construir verdadeiras infraestruturas residenciais de longo prazo, com maior previsibilidade, menor risco de obsolescência e excelente desempenho energético”.

“Esta parceria demonstra a nossa capacidade de atuar como parceiro tecnológico: nós criamos edifícios robustos e evolutivos que resistem ao tempo, enquanto a Sonae Sierra lidera a promoção, gestão e a operação profissional destes mesmos ativos”, conclui António Carlos Rodrigues.

Projeto Carvalhido estreia parceria

Situado no Porto, o Carvalhido é o primeiro projeto BtR desta parceria no mercado português. Este projeto prevê a construção de cerca de 200 fogos, de tipologias desde T0 a T2, com altos padrões de qualidade construtiva, conforto e eficiência energética, e beneficia de uma localização estratégica, numa zona urbana bem servida de transportes públicos e com excelentes acessibilidades.

O início da construção está previsto para este mês de abril, com os trabalhos preparatórios em fábrica já iniciados. A conclusão do projeto está estimada para o final do ano de 2027. O Carvalhido é concebido de raiz para arrendamento de longo prazo e o seu modelo de gestão e operação será assegurado pela Sonae Sierra, enquanto o Grupo Casais garante a sua construção industrializada.

Estão previstos vários projetos nas principais áreas urbanas do país, fruto da parceria entre as duas empresas, especialmente nas zonas da Grande Lisboa e do Grande Porto.

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal