Empresa portuguesa CarmoForm reforça aposta na internacionalização

A empresa prevê que nos próximos três anos cerca de 50% da sua atividade seja gerada pelos mercados internacionais.
Pérgula do Verde Lago
CarmoForm

A portuguesa CarmoForm registou um crescimento de 20% em 2025, reforçando a sua escala e maturidade do modelo de negócio, numa abordagem integrada que combina engenharia, produção industrializada e execução em obra. A empresa, pertencente à CarmoWood, assume a internacionalização como um dos principais eixos do seu desenvolvimento. 

Depois de um ano em que se consolidou como uma das principais referências na engenharia e construção em madeira industrializada na Península Ibérica, a CarmoForm aposta agora fortemente na exportação de engenharia e capacidade industrial portuguesa, tendo já entrado nos mercados de Angola, São Tomé e Estados Unidos da América. Para os próximos três anos, a empresa prevê que os mercados internacionais representem metade da sua atividade.

Publicidade

A transição para um modelo mais industrializado, assente em produção ‘off-site’ e na criação de valor, faz com que mais de 70% da atividade da CarmoForm seja representada por grandes obras. Destaque para as obras mais recentes como o Sublime Comporta, o JNcQUOI ou o Verde Lago.

JNcQUOI
CarmoForm

“A madeira não precisa de ser defendida, precisa de ser bem executada. O futuro da construção já começou e chama-se industrialização”, sublinha, em comunicado, o CEO da CarmoForm, João Figueiredo. “Estamos a passar de um modelo artesanal, marcado pela imprevisibilidade e pela escassez de mão de obra, para uma lógica industrial, assente em engenharia, controlo e repetibilidade. A obra deixa de ser o centro da incerteza para passar a ser a montagem de um sistema previamente pensado. É esse modelo, mais eficiente e previsível, que estamos totalmente preparados para liderar”, acrescenta o responsável.

A empresa nacional tem apostado fortemente na especialização técnica, tendo duplicado a dimensão da sua equipa de engenharia nos últimos anos, com uma estrutura que é hoje uma das mais qualificadas do setor. Com perto de 20 hectares, a unidade industrial de Oliveira de Frades integra as diferentes áreas de atuação da CarmoForm, assegurando a articulação entre projeto, produção e montagem. 

Com foco na consolidação de processos, reforço da produção industrializada e otimização de recursos, a empresa entra este ano num novo ciclo estratégico, onde a eficiência, produtividade e rentabilidade assumem o papel central.

Ponte da Calçada de Carriche
CarmoForm

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.