Mediação imobiliária: Patrícia Barão na corrida à presidência da APEMIP
Patrícia Barão, atual vice-presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), apresentou oficialmente a sua candidatura à presidência da instituição para o mandato de 2026-2028, com eleições marcadas para dia 4 de dezembro. A, também, Partner e Head of Residencial da Dils Portugal torna-se, assim, a primeira mulher a concorrer à liderança da associação, num momento considerado determinante para o futuro da mediação imobiliária em Portugal.
Associações do imobiliário juntam-se em prol do arrendamento acessível
Várias associações ligadas ao setor do imobiliário uniram-se, "numa posição conjunta e inédita", para apresentar ao Ministério das Infraestruturas e Habitação um conjunto de propostas legislativas capazes de aumentar a oferta de habitação a rendas acessíveis. Entre as medidas apresentadas está, por exemplo, o estabelecimento de um regime legal do arrendamento estável, o fim das rendas congeladas e o incentvo à subscrição de seguros de renda dedutíveis fiscalmente, bem como à criação de uma garantia pública de arrendamento.
Mediação imobiliária: Gustavo Soares anuncia candidatura à APEMIP
Gustavo Soares, empresário com mais de duas décadas de experiência no setor imobiliário, apresentou oficialmente a sua candidatura à presidência da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), com o lema “APEMIP de Todos para Todos”. A candidatura propõe reforçar a credibilidade e a transparência na mediação imobiliária, consolidando o papel da associação como referência nacional no setor.
Mais casas e mais construção? Problema “não se resolve rapidamente”
Aumentar a oferta de casas no mercado, construindo novas e reabilitando as que estão devolutas ou sem uso. Aceitar que a tecnologia e sobretudo a Inteligência Artificial (IA) vieram para ficar no segmento da mediação imobiliária. Fazer pactos de longa duração a nível governamental, para que as medidas subsistam com o passar dos anos sem haver alterações legislativas. Perceber que são precisas mais casas para dar resposta à crise na habitação – ou de acesso a habitação –, mas ter a noção de que não se vão construir as casas necessárias de um dia para o outro. Estas foram algumas das ideias deixadas pelos oradores que subiram ao palco do auditório da Fundação Champalimaud durante a 3ª edição da Convenção APEMIP Imocionate, que decorreu dia 1 de julho de 2025 - o idealista foi um dos patrocinadores do evento.
Branded residences crescem em Portugal sem encarecer habitação
O setor imobiliário não acredita que o desenvolvimento, em Portugal, do segmento das residências de marca possa contribuir para aumentar os preços da habitação, tendo em conta que são para um mercado de luxo, sem impacto nas casas tradicionais.As residências de marca, ou ‘branded residences’, s
SIL 2025: maior marketplace do imobiliário em Portugal volta em abril
A 28ª edição do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) está aí a porta: realiza-se de 10 a 12 de abril de 2025 na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, em Lisboa, sendo uma iniciativa anual da Fundação AIP.
Garantia pública no crédito habitação depende do valor emprestado
A garantia que o Estado presta no crédito habitação depende do valor financiado pelo banco, sendo atribuído o máximo de 15% apenas quando é financiado o total da transação, segundo a Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF).
Imobiliário saudável? "Não podemos ter rendas superiores a prestações"
“Trabalho no setor imobiliário já há duas décadas e vejo que as coisas continuam a ser feitas praticamente da mesma forma”. Patrícia Barão foi nomeada Partner e Head of Residential da Dils em outubro – o grupo italiano aterrou em Portugal meses antes com a aquisição da Castelhana –, depois de vários anos na JLL, e a experiência adquirida faz com que tenha uma visão abrangente do mercado residencial. Em entrevista ao idealista/news diz, por exemplo, que para haver um “setor imobiliário saudável” no país “não é possível ter a renda de uma casa a um valor superior àquilo que se paga ao banco por um empréstimo”.
Garantia pública pode ameaçar regra da taxa de esforço
A garantia pública no crédito à habitação vai ajudar quem não tem dinheiro para a 'entrada' da casa, mas representa prestações mensais mais elevadas e pode ameaçar a regra da taxa de esforço, avisam profissionais do setor e a Deco.
Investidores brasileiros e norte-americanos de pedra e cal em Portugal
Portugal entrou no radar dos investidores imobiliários estrangeiros e, apesar do interesse parecer estar a abrandar – os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a queda nas transações de casas foi mais expressiva por parte dos compradores estrangeiros do que nacionais –, o país continua na mira. Do Brasil e dos EUA o “apetite” por Portugal mantém-se forte, dizem ao idealista/news especialistas da mediação imobiliária dos dois países, antecipando mais negócios imobiliários nos próximos tempos.
“IA pode tornar o setor imobiliário mais eficiente e transparente”
“A Inteligência Artificial (IA) pode tornar o setor imobiliário mais eficiente e transparente”. A afirmação é de Fernando Batista, presidente do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), durante a sua intervenção na segunda edição da Convenção APEMIP Imocionate 2024, que decorreu esta quinta-feira (4 de julho de 2024) no Centro Cultural de Belém (CCC).
Inovação e sustentabilidade na mediação imobiliária discutidas em Belém
O setor da mediação imobiliária volta a juntar-se em Lisboa para debater o presente e futuro do setor. Temas como a inovação, a sustentabilidade e a tecnologia estarão em foco na Convenção APEMIP Imocionate 2024, que pelo segundo ano consecutivo se realiza no grande auditório do Centro Cultural de Belém (CCC). O evento é direcionado aos profissionais do setor e realiza-se esta quinta-feira (5 de julho de 2024).
Jovens estão a adiar escrituras para beneficiar de isenção de IMT e Selo
A isenção de IMT e de Imposto do Selo a partir de agosto está a levar muitos jovens a adiar a escritura da compra da primeira casa, segundo representantes de entidades e profissionais do setor contactados pela Lusa.
Imobiliário: players afastam cenário de quebra abrupta de mercado
O que o futuro trará para o imobiliário ninguém sabe, mas os players do setor arriscam algumas previsões para 2024.
JLL arranca 2024 com nova liderança em Portugal
A JLL arranca 2024 com uma nova liderança. O negócio em Portugal será liderado por um comité de gestão composto por Patrícia Barão, Head of Residential, Marta Lourenço, Head of Portfolio Solutions and Value & Risk Advisory, e Carlos Cardoso, Managing Director na Tétris Portugal. Esta nomeação segue-se à decisão de Pedro Lancastre, atual CEO, de deixar a consultora no final do ano passado.
“Quero fortalecer o papel das mulheres no setor imobiliário”
Ajudar outras mulheres a romper barreiras no imobiliário, capacitando-as e dando-lhes ferramentas para serem ainda mais empoderadas.
"O SIL é o local certo para comprar, vender ou arrendar”
“O mercado imobiliário revela uma vez mais uma forte resiliência e dinamismo, facto comprovado pela forte adesão das empresas ao salão e aos seus eventos”. A garantia é dada ao idealista/news por Sandra Bértolo Fragoso, gestora do Salão Imobiliário de Portugal (SIL), que arranca esta quinta-feira e termina domingo (7 de maio de 2023) – volta a realizar-se na FIL, em Lisboa, em simultâneo com a Tektónica – Feira Internacional de Construção e tem o idealista como media partner. “O SIL é o local certo para comprar, vender ou arrendar, desde a primeira habitação, à casa de férias ou ao escritório”, conta.
Conhecimento, foco e ser feliz: a receita de uma mulher forte do imobiliário
A carreira no imobiliário começou há muitos anos. Hoje, desdobra-se em funções e desempenha vários papéis de liderança no setor. Nunca sentiu que foi beneficiada ou prejudicada por ser mulher, até porque acredita que o talento, o profissionalismo, a competência ou a honestidade não têm sexo.
Licenciamento e choque fiscal fundamentais nas respostas à habitação
As associações do setor imobiliário consideram que um choque fiscal, agilização do licenciamento urbanístico e estabilidade legislativa são medidas fundamentais, defendendo que devem constar do pacote sobre habitação que o Governo aprova esta semana.
Proprietários duvidam da eficácia da nova lei da habitação
As associações de proprietários duvidam da eficácia do novo pacote legislativo sobre habitação que o Governo vai aprovar esta semana e pedem estabilidade e reversão de medidas gravosas.