abandono do posto de trabalho

Abandono do posto de trabalho: o que diz a lei

Quando um trabalhador não comparece ao emprego sem justificação há pelo menos 10 dias úteis ou sabe-se que ele se encontra a trabalhar por conta própria ou no estrangeiro, a lei considera haver abandono do posto de trabalho.  A partir deste momento, o contrato de trabalho pode ser denunciado p
OLX despede funcionários

OLX anuncia que vai despedir 1.500 funcionários

A plataforma digital OLX, propriedade da Prosus (que por sua vez é controlada pela gigante da internet Naspers) e dona do Imovirtual, anunciou que está a reduzir a sua força de trabalho global. Plano de reestruturação prevê o despedimento de 1.500 funcionários e afeta equipas em todos os países e unidades de negócio.

Fábrica da antiga Triumph vai a leilão por 5,7 milhões

Instalações, frota e equipamentos da antiga Triumph, agora insolvente, vão ser leiloadas dia 3 de maio por 5,7 milhões de euros. A fábrica, situada em Loures, foi encerrada e declarada insolvente no início do ano, levando ao despedimento coletivo de quase 500 trabalhadores.

Banco BPI confirma saída de mais de 600 trabalhadores

O Banco BPI acaba de concluir o programa de reformas antecipadas e rescisões voluntárias que tinha anunciado no final do passado mês de abril. Como resultado vão sair, "progressivamente, dos quadros do banco 519 colaboradores, 292 por reforma antecipada e 227 por rescisão voluntária", confirmou ao mercado a instituição financeira, recentemente adquirida pelos espanhóis da Caixa Bank, no âmbito de uma oferta pública de aquisição (OPA).

Banca nacional cortou 1.400 empregos e 340 agências num ano

O setor bancário em Portugal fechou 2015 com perto de 52.500 pessoas a trabalhar, contra as 53.888 que estavam em funções no final de 2014.Isto significa que, no período de um ano, os bancos a operar no mercado nacional cortaram 1.392 postos de trabalho e um total de 340 agências, segundo os dados mais recentes do Banco Central Europeu (BCE).

Casos de layoff sobem 33% num ano

Em novembro, havia em Portugal 1.171 trabalhadores, de 82 empresas, afetados por esquemas de redução de horário de trabalho ou suspensão temporária de contrato, as duas formas de layoff. Com o respetivo corte no salário. Trata-se de um aumento de 33% face ao período homólogo e é preciso recuar até ao início de 2013 para encontrar uma degradação tão grande nos ritmos normais de atividade.
Trabalhadores da Soares da Costa estão em greve - fotografia da TSF

Construção: Soares da Costa vai despedir 500 trabalhadores

A crise em Portugal e Angola são os argumentos dados pela construtora Soares da Costa para justificar o processo de despedimento coletivo de cerca de 500 funcionários com que vai avançar. A decisão da empresa de origem portuguesa, mas que tem o angolano António Mosquito como principal acionista, foi anunciada numa carta enviada à Comissão de Trabalhadores da empresa.
Cuidado com o Facebook: pode custar-te o emprego

Cuidado com o Facebook: pode custar-te o emprego

É um fato que o Facebook tem sido um motor da economia mundial (gerou 227 mil milhões de dólares da atividade económica global em 2014) criando oportunidades de emprego e de negócio, mas cuidado. Há um reverso da medalha que também te pode sair caro e custar, nomeadamente, o emprego.
Radiografia do dia: O que fazem as empresas para fintar a crise?

Radiografia do dia: O que fazem as empresas para fintar a crise?

O que é ou foi preciso fazer para levar de vencida a crise? Esta é, seguramente, uma das questões que muitas empresas colocam em cima da mesa. Este gráfico, que tem por base um estudo da Zurich, tenta responder a essa pergunta. Fica a saber quais foram as medidas mais tomadas no último ano para fintar a crise.
Rumores do dia

Rumores do dia

RTP decide até maio se avança com despedimento coletivo: O presidente da RTP, Alberto da Ponte, garantiu que até maio a empresa saberá se avança com um despedimento coletivo e apelou para que até àquela data seja encontrado “um caminho” com os sindicatos. Segundo o responsável, até maio é preciso ter encontrado “uma luz evidente que podemos ir por ali, ou então teremos de invocar um orçamento retificativo”. (Dinheiro Vivo)
Rumores

Rumores

BES deverá anunciar prejuízos de 491 milhões em 2013: O banco liderado por Ricardo Salgado vai apresentar resultados esta quinta-feira à tarde e dará conta de perdas acumuladas de 491 milhões de euros, segundo a média de seis estimativas de analistas.