Resolver o problema da habitação

Da construção à mobilidade: “Habitação precisa de abordagem holística”

É preciso olhar para a crise do acesso à habitação em Portugal de vários ângulos e perspetivas. Não há apenas uma medida que vá resolver um problema que se tem vindo a agudizar há anos no país. “A questão requer uma abordagem holística numa série de dimensões, nomeadamente que incidam sobre a questão dos custos (licenciamentos, terrenos, fiscalidade e construção), para que possamos ter casas mais baratas e que os portugueses possam comprar”, defende Pedro Brinca, economista e investigador na Nova School of Business and Economics (NovaSBE), em entrevista ao idealista/news.
Os melhores sistemas de metro nas capitais europeias

Os melhores sistemas de metro nas capitais europeias são...

As redes de transportes desempenham um papel crucial no aumento da produtividade, na melhoria da mobilidade das pessoas e na expansão do acesso a uma força de trabalho maior. Além disso, o investimento em sistemas de metro está ligado ao aumento do investimento direto estrangeiro. Estes investimentos aumentam a atratividade de uma cidade, melhorando a velocidade e a acessibilidade das viagens. De acordo com os dados do Bounce, estas são as redes metropolitanas mais proeminentes da Europa – Lisboa está no Top 10. 
Subida de preços em 2024

Das rendas das casas à luz e ao pão: 2024 traz nova subida de preços

O ano de 2024 vai ficar marcado por um aumento generalizado de preços dos produtos e serviços que usamos no dia a dia, muito embora a inflação esteja a desacelerar – e muito - estando abaixo dos 2%. Desde logo, as rendas das casas vão poder ser atualizadas em 6,94%, o valor mais elevado desde 1994. E também o preço da luz vai subir 3,7% a partir de janeiro. Mas não ficamos por aqui: o pão, o gás, as portagens, os transportes públicos e as telecomunicações vão ficar mais caras em 2024. Fica a saber neste guia quais são os produtos e serviços essenciais que vão aumentar o preço em 2024 e impactar a tua carteira.
Linha Violeta do Metro de Lisboa une Loures e Odivelas

Metro de Lisboa: Loures e Odivelas ligados a partir de 2026

A construção da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa foi aprovada na quinta-feira (16 de novembro de 2023), em Conselho de Ministros. O Metro ligeiro de superfície vai ligar os concelhos de Odivelas e Loures e representa um investimento de 527,3 milhões de euros, estando a conclusão da empreitada prevista para o segundo semestre de 2026.

Jornada Mundial da Juventude: há "urgência" em ter plano de mobilidade

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou na segunda-feira, dia 11 de julho, uma moção do PEV para que o Governo disponibilize, “com urgência”, toda a informação sobre as alterações ao sistema de mobilidade e acessibilidades durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Em reunião plenária, a maiori
Estação de metro da Estrela

Metro de Lisboa: estações da Estrela e Santos concluídas em 2024

O túnel do metropolitano de Lisboa fez esta terça-feira (dia 28 de fevereiro) a ligação entre as futuras estações da Estrela e de Santos, com o final das escavações, num total de cerca de 1.300 metros, no âmbito da nova linha Circular. Na presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte
Extensão do metro de Lisboa

Extensão do metro de São Sebastião até Alcântara com luz verde

O projeto de expansão do metro de Lisboa tem sido alvo de duras críticas por parte dos moradores das freguesias de Campo de Ourique e na Estrela que estão preocupados com os impactos gerados pelas obras. Mas o projeto que vai prolongar a linha vermelha de São Sebastião até Alcântara já teve luz verde por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), embora com algumas condicionantes. Este é um passo fundamental para que a obra avance.
Centro do Porto sem carros

Centro do Porto sem carros: autarquia quer aumentar área pedonal

A Câmara Municipal do Porto quer dar maior prioridade às pessoas que caminham pelas ruas da Invicta. Já há um plano para aumentar a área pedonal no centro histórico do Porto, que deverá ser apresentado até ao final do ano. A ideia passa por tornar a mobilidade urbana mais sustentável e centrada nas pessoas, condicionando a circulação automóvel no coração da cidade.
O que vai mudar nos transportes com o OE2022

O que vai mudar nos transportes com o OE2022

O investimento no setor dos transportes é outro dos temas em destaque na proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Governo prevê investir 528 milhões de euros em ferrovias e rodovias no próximo ano, e cerca de 408 milhões na expansão das redes de metro.

O que muda nos transportes públicos com o confinamento

Com o novo confinamento geral, e por causa das restrições à circulação, os transportes públicos vão sofrer alterações de horários. A Comboios de Portugal (CP), por exemplo, vai manter a 100% a sua oferta de comboios urbanos, regionais e inter-regionais, com alterações nos Alfa Pendular, e&
Local de trabalho está a ser o principal foco de contágio da Covid-19 em Portugal

Local de trabalho está a ser o principal foco de contágio da Covid-19 em Portugal

É dentro de casa, entre familiares, que está a disparar o número de casos de Covid-19 registados em Portugal, em particular na região de Lisboa. Mas a maior parte dos contágios acontece no local de trabalho, entrando depois o coronavírus dentro das habitações e propagando-se entre os coabitantes. A garantia é dada pelas autoridades de saúde nacionais, rejeitando que a primeira infeção aconteça, em geral, em situações de lazer ou por utilização dos transportes públicos.
Portugueses são dos que menos andam de transportes públicos

Portugueses são dos que menos andam de transportes públicos

Como é que te deslocas para o trabalho? De carro? A pé? De autocarro? Comboio? Fica a saber que os portugueses estão entre os europeus que menos utilizam os transportes públicos. Portugal está, aliás, no fundo da tabela, segundo dados do Eurostat. Só na Lituânia se utilizam (ainda menos) os transportes coletivos.
Os meios de transportes mais usados em Lisboa e Porto são...

Os meios de transportes mais usados em Lisboa e Porto são...

No último trimestre do ano passado, o automóvel foi o principal meio de transporte nas deslocações realizadas pelos residentes nas áreas metropolitanas das duas principais cidades do país. No caso da Área Metropolitana do Porto (AMP) foi responsável por 67,6% das deslocações, durante todos os dias da semana, enquanto na Área Metropolitana de Lisboa (AML) foi responsável por 58,9% das deslocações.

Táxis vão ter limite máximo de idade

Os táxis vão estar obrigados a cumprir um limite de idade para circular nas estradas portuguesas. O número ainda não está fechado, mas não deverá ultrapassar os dez anos. A modernização do setor é discutida esta sexta-feira no Parlamento.
Portugueses gastam cerca de 70 euros por mês em transportes

Portugueses gastam cerca de 70 euros por mês em transportes

Os portugueses gastam cerca de 70 euros por mês com transportes, sendo que o valor é mais elevado em Lisboa, com um terço das pessoas a gastar mais de 100 euros. Em causa está um estudo realizado pela Deco – Associação de Defesa dos Consumidores em seis cidades.