
Santa Casa da Misericórdia do Porto põe à venda terrenos por 24 milhões
A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) anunciou que vai pôr à venda, por 24 milhões de euros, terrenos que incluem o antigo estádio do Candal, em Gaia, junto à futura Linha Rubi do Metro do Porto.

Metro do Porto: obras na Linha Rosa vão derrapar, avisa Rui Moreira
O presidente da Câmara do Porto considerou impossível a obra de construção da linha Rosa, que ligará São Bento à Casa da Música, estar concluída em julho como anunciado pela Metro do Porto. "Não acreditem no que dizem. É impossível que as obras estejam prontas em julho. Assumo o que estou a dizer", afirmou Rui Moreira durante a sessão da Assembleia Municipal, que decorreu esta segunda-feira (3 de fevereiro de 2025).

Metro do Porto investe 8,5 milhões na construção da nova sede
A Metro do Porto vai ter uma nova sede. Desde 2001 que a empresa está instalada na Torre das Antas, na Avenida Fernão Magalhães, mas vai mudar-se para a zona da Boavista. O novo edifício tem um custo estimado de 8,5 milhões de euros, um investimento que será suportado pela própria empresa, e deverá estar concluído em 2028.

Metrobus do Porto: Moreira critica estações desenhadas por Siza Vieira
O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira, criticou as estações da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira que estão a ser construídas para o metrobus na Marechal Gomes da Costa, defendendo que parecem "ter sido feitas pelo Obélix". A autarquia autorizou, entretanto, o início das obras da Linha Rubi do metro, que ligará a Casa da Música a Santo Ovídio, por não querer ser responsabilizada pelo incumprimento dos prazos.

Metrobus do Porto: obras vão estar concluídas em agosto
O prazo para a conclusão da obra de conceção e construção do 'metrobus' do Porto tem como data limite 23 de agosto e o primeiro veículo a hidrogénio deverá chegar entre o final de setembro e início de outubro, avançou a Metro do Porto.
Numa resposta escrita enviada ao grupo de trabalho da Assemblei

Casas novas perto do Metro para uma vida com mobilidade e conforto
As cidades de Lisboa e Porto distinguem-se do resto do país por diversos fatores, entre eles a mobilidade.

Nova linha no metro do Porto: Câmara de Gaia recusa expropriar terreno
A Câmara de Vila Nova de Gaia aprovou esta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, por unanimidade não aceitar a proposta da Metro do Porto para a expropriação de um terreno destinado à construção da linha Rubi, mas o presidente da autarquia acredita num acordo.

Obras das linhas Amarela e Rosa do Metro do Porto custam 511 milhões
O custo total das obras de expansão da linha Amarela e da nova linha Rosa do Metro do Porto subiu cerca de 20 milhões de euros para 511 milhões, segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada esta sexta-feira (14 de julho de 2023). De acordo com a mesma, após aprovação em Conselho de Ministros no dia 29 de junho, o custo total dos projetos de expansão da rede do Metro do Porto passou dos 407 milhões de euros previstos em 2020 para os 511 milhões.

Linha Rubi da Metro do Porto: projeto prevê demolição de casas em Gaia
O projeto de execução da Linha Rubi da Metro do Porto, posto a concurso na semana passada, prevê demolições no bairro do Cedro, em Gaia, dentro de uma Zona Especial de Proteção urbanística, segundo documentos consultados pela Lusa. De acordo com os documentos do projeto, haverá "quatro edifícios a demolir na Rua Conde Dom Pedro" e "dois edifícios a demolir na Rua Diogo Couto", inseridas na Zona Especial de Proteção (ZEP) da Escola Primária do Cedro, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto. A demolição está também assinalada nos vários desenhos que fazem parte do projeto.

Metro de Lisboa e do Porto: obras vão derrapar 500 milhões de euros
O secretário de Estado da Mobilidade Urbana admite que as obras no metro de Lisboa e do Porto poderão ter uma derrapagem superior a 500 milhões de euros, mas assegura que os custos adicionais “vão ser cobertos”.
“Neste conjunto de mil e 700 milhões de euros, nós estamos a falar de um número final q

Metro do Porto: arrancam avaliações aos imóveis a demolir em Gaia
As avaliações aos imóveis em Gaia cuja demolição está prevista no âmbito da construção da Linha Rubi (H) do Metro do Porto vão arrancar esta semana, confirmou a Lusa junto de alguns moradores.

Obras de expansão do metro do Porto continuam apesar dos custos
As obras de expansão da rede do metro do Porto vão sofrer um aumento de custos que serão suportados pelo Governo, “no limite”, através do Orçamento do Estado, assumiu o secretário de Estado da Mobilidade Urbana.“Esta obra não é isenta a tudo o resto que está a acontecer nos dias que vivemos e, porta

Metro do Porto: consórcio luso-espanhol ganha desenho da segunda linha de Gaia
A empresa Metro do Porto, SA, formalizou esta terça-feira (21 de setembro) um contrato de 2.879.947 euros com um consórcio constituído pela espanhola Ayesa e a portuguesa Quadrante para desenhar a segunda linha de Gaia, ligando a Casa da Música a Santo Ovídio.

Metro do Porto ganha a posse de 29 imóveis para construir Linha Rosa
O Governo autorizou a Metro do Porto a tomar a posse administrativa de 29 imóveis necessários para construir a Linha Rosa, entre a Praça da Liberdade e a Casa da Música. Uma decisão, de resto, que consta no despacho publicado em Diário da República (DR) no dia 25 de maio de 2020.

Expansão do Metro de Lisboa volta a derrapar – obras arrancam no segundo semestre de 2020
As obras de expansão do Metro de Lisboa estavam inicialmente previstas para o primeiro semestre deste ano, mas foram adiadas para o segundo semestre de 2020. Segundo a proposta do Orçamento do Estado do Governo, “está previsto um investimento total de 210 milhões de euros”, 46 milhões dos quais já no próximo ano.

Construtoras portuguesas lideram consórcios aptos para obras no Metro do Porto
Há 11 consórcios pré-qualificados para construir as novas linhas de Metro do Porto. Em ambos os concursos – um para a Linha Rosa e outro para a Linha Amarela – destacam-se os nomes de cinco consórcios liderados por portuguesas.

Metros de Lisboa e Porto com luz verde do Governo para expandirem redes
Os projetos de expansão dos metros de Lisboa e do Porto, foram aprovados pelo Conselho de Ministros na passada quinta-feira, 13 de dezembro de 2018. O alargamento das redes da capital e da Invicta vai custar 517 milhões de euros, 190 milhões dos quais comparticipados por fundos europeus. As obras devem estar concluídas em 2023.

Obras de expansão dos metros de Lisboa e Porto arrancam até junho de 2019
As obras de expansão dos metropolitanos de Lisboa e do Porto vão começar até junho de 2019, com 200 milhões de euros disponíveis para estes projetos e para a Transtejo e a Soflusa, cuja frota deverá ser reforçada com dez embarcações.

Seis concorrentes selecionados para apresentar propostas para a expansão do Metro do Porto
Já são conhecidos os seis concorrentes selecionados pelo júri – de um total de 12 – para apresentarem propostas à construção das duas novas linhas da rede do Metro do Porto, a Linha Rosa (G) e o prolongamento da Linha Amarela (D). Os seis finalistas têm agora até dia 30 de novembro para apresentarem as respetivas propostas.

Arranca semana de greves nos transportes
Começa esta segunda-feira mais uma semana de greves nas empresas públicas de transportes. As paralisações arrancam já hoje com a Soflusa a parar três horas por turno na travessia do rio Tejo. As paragens de três horas por turno vão durar toda a semana e terminam no sábado, dia 9.
Vagas de greves arranca amanhã com CTT
Os próximos quinze dias vão ser difíceis para os utilizadores de transportes públicos. Praticamente todas as empresas do setor têm greves agendadas contra as medidas do Governo.

universidade de harvard premeia design urbano da metro do porto
a escola de design da universidade norte-americana de harvard, no estado de massachusetts, atribui amanhã (dia 3) o prémio “veronica rudge green prize” em design urbano à empresa de transportes metro do porto.

rumores
mais de 230 cursos podem não abrir no próximo ano: há 235 cursos em risco de não abrir vagas no próximo ano lectivo, uma vez que o ministério da educação vai impedir que os cursos que tenham tido menos de dez alunos colocados nos últimos dois anos lectivos abram vagas para o concurso de acesso ao en
financiamentos de risco a empresas públicas provocam saídas no governo
paulo braga lino, secretário de estado da defesa, e juvenal da silva peneda, secretário de estado adjunto do ministro da administração interna, estão de saída do governo devido à autorização que terão dado enquanto administradores da metro do porto a produtos derivados de cobertura de risco (‘swaps'

transportes perdem mais de 190 mil passageiros por dia em dois anos
a crise, o desemprego e a austeridade imposta pelo governo levaram a uma contracção de 15,5% na procura diária dos transportes ferroviários e marítimos em portugal em dois anos.