
BCE perde “almofada” e apresenta prejuízos superiores a mil milhões
É caso para dizer que o Banco Central Europeu (BCE) foi às “poupanças” e utilizou o dinheiro que estava a guardar para gastar em qualquer eventualidade. Esta chegou e trata-se das consequências da subida das taxas de juro, já que, como banco central, sofre o efeito contrário ao dos bancos comerciais. Apesar de ter utilizado toda essa provisão, a entidade liderada por Christine Lagarde não evitou os prejuízos, que há superam os mil milhões de euros. Ainda assim, assegura, não está preocupada, estando o foco no combate à inflação.

Teixeira Duarte reduz prejuízos 89% em 2022 – para 13,3 milhões
A construtora Teixeira Duarte encerrou o ano de 2022 com 13,27 milhões de euros de prejuízo, o que significa uma redução de 88,9% face às perdas do ano anterior, que tinham sido de 119,14 milhões de euros. Em causa estão dados divulgados recentemente pela empresa – e comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) – e que constam no Relatório e Contas 2022.

Empresas sem prazo para deduzir prejuízos fiscais: o que diz o OE2023?
Há novidades para as empresas no Orçamento de Estado para 2023 (OE2023). A proposta inclui uma simplificação do reporte de prejuízos fiscais em sede de IRC, na qual deixa de estar previsto um período temporal para reportar os prejuízos fiscais. Além disso, o limite da dedução ao lucro tributável é reduzido dos atuais 70% para 65%. Explicamos o que muda na dedução de prejuízos fiscais para as empresas em 2023.

Empresa de Warren Buffett teve prejuízo de 38.295 milhões de dólares
A Berkshire Hathaway, empresa do multimilionário norte-americano Warren Buffett, que detém a imobiliária Berkshire Hathaway HomeServices (BHHS), teve prejuízos de 38.295 milhões de dólares no primeiro semestre, contra os ganhos de 39.805 milhões de dólares registados em igual período do ano passado.
Problemas do Novo Banco residem em 44 créditos
São 44 os créditos mais problemáticos do Novo Banco. António Ramalho, líder da instituição, recusou dar os nomes dos donos dos créditos, mas revelou terem como característica “o facto de ou serem créditos imobiliários sem garantias, ou serem créditos por exemplo à compra de empresas com garantia de ações”.

Soares da Costa: despedimento coletivo de 500 trabalhadores avança nos próximos dias
O já anunciado despedimento coletivo de 500 trabalhadores na Soares da Costa vai avançar nos próximos dias, segundo o presidente do Sindicato da Construção de Portugal (SCP), Albano Ribeiro. A comunicação formal por carta aos trabalhadores acontecer a qualquer momento.
Prejuízos das empresas públicas aumentam 5% num ano para 378 milhões
No primeiro trimestre, os prejuízos das empresas públicas agravaram-se 5%, tendo as mesmas perdido 378 milhões de euros. A TAP e o Metropolitano de Lisboa são os principais responsáveis pelo aumento dos prejuízos: só o ML teve perdas de 27,1 milhões, mais 46% que nos primeiros três meses de 2014.
PT perde 2,5 mil milhões com transferência para Oi e Rioforte
A combinação de negócios entre a PT e a Oi e pela futura venda dos negócios em Portugal à Altice provocaram perdas de 2,5 mil milhões de euros para a PT no ano passado. Sem estes efeitos contabilísticos não recorrentes, a dona da MEO teria registado prejuízos de 100 milhões, segundo o comunicado enviado ao regulador do mercado CMVM esta sexta-feira, 27 de março.
Novo Banco com prejuízo de 468 milhões entre agosto e dezembro
O Novo Banco registou um resultado líquido negativo de 467,9 milhões de euros desde que foi criado, em agosto de 2014, na sequência da resolução do Banco Espírito Santo (BES), até ao final do ano passado. Participações na Portugal Telecom/Oi agravaram prejuízos do banco.

Prejuízos históricos de 3,5 mil milhões e gestão danosa de Salgado forçam BES a aumentar capital
É inevitável. O Banco Espírito Santo (BES) vai ter de realizar um aumento de capital entre 1.500 e 3.000 milhões de euros para acomodar o impato do colapso do Grupo Espírito Santo (GES) e de outras alegadas irregularidades cometidas sob a gestão danosa de Ricardo Salgado.

Lucro da Mota-Engil sobe 33% para 7,3 milhões de euros
A Mota-Engil registou um resultado líquido de 7,3 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, o que representa um aumento de 33% face ao mesmo período do ano passado.

Cimpor teve 15,3 milhões de prejuízos no ano passado
A Cimpor fechou o ano de 2013 com prejuízos de 15,3 milhões de euros, uma melhoria significativa face a 2012, quando terminou com -431,2 milhões (operações descontinuadas).
Promoções não vão acabar, garante ministra
A ministra da Agricultura garante que "as promoções vão continuar a existir" e que todos saem a ganhar com a nova lei das vendas com prejuízo, contrariando a ideia defendida pelas grandes superfícies de que os consumidores saem prejudicados.Segundo o jornal SOL, que cita declarações de Assunção Cris

Rumores
Tabaco pode vir a ser proibido em todos os locais públicos: O diretor-geral da Saúde, Francisco George, anunciou que a revisão da lei do tabaco vai avançar em maio com a proposta de proibição de fumo em todos os locais públicos fechados.

Rumores
BES deverá anunciar prejuízos de 491 milhões em 2013: O banco liderado por Ricardo Salgado vai apresentar resultados esta quinta-feira à tarde e dará conta de perdas acumuladas de 491 milhões de euros, segundo a média de seis estimativas de analistas.

Empresas públicas com prejuízo de 731 milhões no primeiro semestre
Em apenas seis meses, entre janeiro e junho, as empresas públicas e o setor da saúde pioraram os resultados em mais de 600 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado.
Mota-Engil: ações disparam com anúncio de cotação da Mota-Engil África na Europa
As ações da Mota-Engil dispararam, esta sexta-feira (dia 22), para 6,4%, depois da construtora ter anunciado que vai propor a entrada em bolsa da 'sub-holding' Mota-Engil África numa praça europeia fora de Portugal e apresentado um aumento de 50% nos lucros.Segundo o expresso, pelas 11h52, os título

Investimento estrangeiro em Portugal cai para terreno negativo
Pela primeira vez desde o início da crise financeira internacional, o investimento estrangeiro líquido em Portugal foi negativo, tendo sido retirados no segundo trimestre, através de desinvestimentos, mais 1,4 mil milhões de dólares (cerca de 1,038 mil milhões de euros) do que o total do montante en

rumores
fiscalistas alertam para abusos no reporte de prejuízos fiscais: o alargamento do prazo de reporte de prejuízos de cinco para 15 anos previsto na proposta para a reforma do irc pela comissão liderada por lobo xavier é aplaudida pelos fiscalistas, mas devem evitar-se abusos.
cimpor com prejuízos de 75 milhões no primeiro semestre
a cimenteira cimpor fechou o primeiro semestre com prejuízos de 75 milhões de euros, bem menos que os 204,8 milhões registados nos primeiros seis meses do ano passado.

rumores
ajudas estatais custam 300 milhões aos bancos: os bancos portugueses viveram o pior primeiro semestre de sempre, com os prejuízos a superarem os mil milhões de euros e viram a factura com a ajuda estatal a pesar nas suas contas.
governo explica descida progressiva de irc até aos 19%
uma descida progressiva da taxa até aos 19% e o aumento significativo do número de anos que são permitidos a uma empresa para que esta abata os seus prejuízos fiscais são algumas das medidas com que o governo deverá avançar, esta sexta-feira, na apresentação das conclusões do grupo de trabalho criad

impostos: só um quarto das empresas paga irc
o número de empresas com imposto a pagar ao fisco é cada vez menor, reflectindo o efeito da crise económica e um aumento potencial da evasão fiscal.
dividendos da cimpor rendem 0,0162 euros por acção
a administração da cimpor anunciou, segunda-feira, que vai propor a distribuição de um dividendo de 0,0162 euros por acção relativo ao exercício do ano passado.

rumores
bce deve manter taxa de juro directora nos 0,75%: o banco central europeu (bce) deve manter hoje inalterada a taxa de juro directora no mínimo histórico de 0,75%.