Web Summit 2021: cimeira tecnológica já arrancou em Lisboa
A Web Summit 2021 arrancou em Lisboa esta segunda-feira, dia 1 de novembro de 2021, e espera receber 40.000 participantes de todo o mundo até à próxima quinta-feira, dia 4 de novembro.
Apoio às rendas está a chegar às empresas – mas com atrasos
O programa Apoiar Rendas chegou para ajudar as empresas mais afetadas pelas restrições impostas pela pandemia. As candidaturas encerraram a 30 de abril de 2021 e 25.000 empresas tiveram luz verde ao apoio. Mas ainda nem todas o receberam, havendo mesmo queixas sobre atrasos nos pagamentos.
Estado vai garantir 25% dos créditos sob moratória nos setores mais afetados pela pandemia
Com o fim das moratórias à espreita – previsto para 30 de setembro de 2021 -, o Governo de António Costa antecipou uma medida que vai apoiar as empresas dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19.
Acesso à habitação e baixos salários de pessoas qualificadas “são o problema mais sério” do país
O acesso à habitação e os baixos salários de pessoas qualificadas são “o problema mais sério” do país, disse o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, durante a gravação do programa “BBC World Questions”, que decorreu no Centro Cultural de Belém – irá para o ar às 19h de sábado (18 de janeiro de 2020) no serviço mundial da BBC, em inglês.
Crescimento da economia não se deve apenas ao Turismo, diz Caldeira Cabral
Portugal é um destino que está na moda e o turismo é um dos motores do crescimento económico. Mas não é o único. A garantia foi dada por Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, que enalteceu as exportações de bens agrícolas e de bens relacionados com a mecânica e revelou que o país está a atrair investimentos de vários países.
Receitas do turismo cresceram duas vezes mais que o número de visitantes
As receitas do turismo cresceram duas vezes mais depressa que o número de turistas a visitar Portugal. Os resultados estão à vista: o número de visitantes aumentou quase 8% entre janeiro e novembro do ano passado, face ao mesmo período de 2016. O turismo é agora o segundo motor mais potente da economia.
“Tudo faz prever que Portugal acabará o ano com o maior crescimento do século”
Otimismo é palavra de ordem na economia portuguesa. “Libertámos a economia do espartilho da austeridade”, disse o ministro da Economia numa entrevista ao jornal espanhol El País. Segundo Caldeira Cabral, o PIB cresceu no segundo trimestre 2,9%, a maior subida dos últimos 17 anos, e no semestre cresceu 2,8%. “Tudo faz prever que Portugal acabará o ano com o maior crescimento do século”, referiu.
Ministro da Economia garante que a carga fiscal vai descer para “todos os portugueses” em 2017
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, assegurou que o Orçamento de Estado para 2017 (OE2017) trará “uma diminuição da carga fiscal” para todos os portugueses. Uma descida, no entanto, inferior à desejada pelo Governo.
Governo prevê que mais de 17 milhões de turistas visitem Portugal este ano
Há cada vez mais pessoas que escolhem Portugal para fazer turismo. Uma tendência que se deve manter este ano. Segundo o ministro da Economia, Pires de Lima, em 2015, o setor “vai bater mais um recorde ao ultrapassar os 17 milhões de turistas”.
Greve da TAP, sem êxito, custou 35 milhões de euros de prejuízo
A greve de dez dias efetuada pelos pilotos da TAP custou 35 milhões de euros à empresa, apesar de ser classificada pelo Governo como um fracasso. O valor do prejuízo para a companhia aérea portuguesa que está em processo de privatização foi avançado pelo ministro da Economia.
Greve da TAP: 17 milhões de prejuízo em cinco dias
O ministro da Economia, António Pires de Lima, revelou esta quarta-feira à noite que em cinco dias de greve – entre sexta-feira (dia 1) e terça-feira (dia 5) – a TAP teve um prejuízo de 17 milhões de euros. Um valor que pode chegar aos 35 milhões de euros.
Queres saber as pressões que Álvaro sofreu quando era ministro da Economia?
O ex-ministro da Economia, que ficou conhecido como "Álvaro" a seu pedido, vai retratar em livro a sua passagem pelo Executivo. A editora responsável pelo livro garante que o antigo professor numa universidade canadiana, Ávaro Santos Pereira, vai descrever os “lóbis e interesses” que enfrentou como governante e ainda explicar porque saiu do Governo.
Rumores
Mais de metade das empresas portuguesas quer contratar em 2014: Um estudo da empresa de recrutamento Hays Portugal revela que 58% das empresas nacionais tenciona contratar em 2014, o valor mais alto desde 2009.
Governo não tem plano B caso Constitucional chumbe OE2014
O ministro da Economia garantiu, em entrevista hoje publicada pelo Diário Económico, que o Governo não tem um plano B caso o Tribunal Constitucional chumbe o Orçamento do Estado para 2014, afastando a possibilidade de recorrer a novos impostos."De facto não temos nenhum plano B", afirmou António Pir
Executivo regula turismo em casas privadas no próximo ano
O ministro da Economia, Pires de Lima, anunciou para 2014 a introdução um novo diploma para o alojamento local, o qual inclui hostels e apartamentos privados que estão a ser utilizados para fins turísticos.
Governo negoceia programa cautelar no início de 2014
O ministro da Economia, António Pires de Lima, garantiu nesta segunda-feira em entrevista à Reuters que o Governo quer negociar um programa cautelar com Bruxelas e que o executivo conta começar as negociações deste programa nos primeiros meses de 2014“Ainda temos algum trabalho pela frente, algum pr
rumores
pires de lima considera que há sinais de viragem económica: o ministro da economia, antónio pires de lima, considera que há “sinais cada vez mais consistentes de viragem económica”, agradecendo a todos os portugueses por estarem "a levantar portugal".o ministro apontou como prova “o facto de pela pr
rumores
bruxelas quer limitar a 0,2% e 0,3% taxas nos cartões: a comissão europeia apresentou esta quarta-feira a proposta legislativa referente às taxas aplicadas nos cartões de débito e crédito.
ministro da economia defende “baixa substancial” de irc
o ministro da economia, álvaro santos pereira, disse nesta quinta-feira que a "baixa substancial de irc" é necessária para que haja "mais competitividade fiscal", embora não tenha garantido que o imposto sobre as empresas seja reduzido ainda em 2013.
governo dá crédito fiscal extraordinário às empresas já em abril
o governo está a estudar a criação de um crédito fiscal extraordinário ao investimento para as empresas.
funcionários e pensionistas com salários até 600 euros recebem subsídio já no verão
os subsídios dos funcionários públicos e pensionistas que recebem menos de 600 euros por mês - e que por isso não eram afetados pelos cortes - vão ser pagos em junho e julho, respetivamente. já os que ganham acima de de 1100 euros serão pagos integralmente e de uma vez só em novembro.
governo facilita projectos de interesse estratégico mineiro
o ministro da economia e do emprego, álvaro santos pereira, garantiu que está “para breve" a criação de uma "via verde" para projectos de interesse estratégico mineiro, como os que estão a ser desenvolvidos em tabuaço e penedono pela empesa canadiana colt resources.
empresas portuguesas vão construir 75 mil casas na argélia
portugal assinou, este domingo, quatro protocolos com a argélia no valor total de mais de 4 mil milhões de euros para a construção de 75 mil casas e importação de material de construção civil.
“salários são baixos” e só aumentam quando a economia crescer, diz santos pereira
(vídeo: sic notícias)o ministro da economia e do emprego, álvaro santos pereira, considerou ontem, em entrevista à sic notícias, que os ordenados em portugal “são baixos” e que só podem aumentar se a economia e a produtividade crescerem.
construtoras acusam estado de não devolver cauções
o regime excepcional e temporário de liberalização de cauções não está a ser cumprido.