hortas urbanas

Truques para criar uma horta em casa (e ter sucesso)

Com todo o entusiasmo do mundo, arregaçaste as mangas e começaste a montar a tua própria horta em casa. No jardim, na varanda ou no parapeito da janela, cada um de acordo com as suas possibilidades. Compraste a jardineira, a terra, as sementes, tudo? E passados alguns meses, tudo continua na mesma. Não há tomates, não há saladas, não há nada, só deserto e desilusão.
horta em casa

Hortas urbanas para ter em casa: modelos e onde comprar

Ter uma horta em casa já é possível, mesmo para quem vive num apartamento na cidade. Para isso basta encontrar um canto com espaço disponível e saber exatamente o que queres semear ou plantar. Hoje em dia já há, inclusive, modelos de hortas urbanas perfeitos para ter na marquise, na varanda ou terraço.
horta autossuficiente

Como ter uma quinta autossuficiente em meio hectare de terreno

Se tens uma casa no campo, é muito provável que tenhas também uma parcela de terreno que não está a ser utilizada. Uma das opções para aproveitar esse espaço é cultivar a tua própria comida e até criar alguns animais - e com os preços da comida a subir no supermercado é uma alternativa interessante a ter em conta. Meio hectare é suficiente para abastecer a casa com os alimentos necessários.

Assim é a maior horta urbana do país… no telhado da Escola de Negócios da Universidade do Porto

Encontra-se no Porto e já pode ser avistada. Falamos da maior horta urbana do país, uma horta ‘low-tech’, ecológica e eficiente, que conta com 70 camas de cultivo (‘growbeds’) e que ocupa uma dimensão de 114 metros quadrados (m2) no telhado da Escola de Negócios da Universidade do Porto. Nasce pela mão da Porto Business School e da startup portuguesa Noocity, que ambiciona instalar mais hortas “chave na mão” (prontas em apenas um dia) em diversas empresas pelo país.