
Caso BES: julgamento arranca 10 anos depois do escândalo financeiro
Uma década depois da queda do Grupo Espírito Santo (GES), arranca esta terça-feira (dia 15 de outubro) o julgamento daquele que já é conhecido como o maior processo da Justiça portuguesa. O principal rosto dos 18 arguidos é Ricardo Salgado, ex-banqueiro e antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES), que vai responder em tribunal por 62 crimes, entre os quais estão as práticas de burla qualificada, manipulação de mercado ou branqueamento de capitais.

O caso dos irmãos Menendez: esta é a mansão onde tudo aconteceu
Esta mansão de luxo em Beverly Hills, Los Angeles, palco de um dos crimes mais mediáticos da história recente e que chocou o mundo, voltou à ribalta após o sucesso da série 'Monstros: A História de Lyle e Erik Menendez', na Netflix.

Pedir registo criminal: em que casos e como fazer
Ao longo da vida podemos ter de lidar com a necessidade de apresentar um registo criminal, seja para se conseguir um trabalho, seja para concorrer a uma vaga de professor numa escola, seja para outros contextos, nomeadamente prestar voluntariado numa instituição.

Quantos estrangeiros estão presos em Portugal? E portugueses lá fora?
Em 2021, estavam detidos nas cadeias portuguesas 1.661 cidadãos estrangeiros, um número que representa uma diminuição de quase 33% face a dez anos antes – em 2011 eram 2.548. Por nacionalidades, mais de metade dos reclusos que estão detidos em solo nacional são originários de Cabo Verde (25,2%), Brasil (22,4%) e Guiné-Bissau (9,5%). Em causa estão dados da Direção-Geral dos Serviços Prisionais, que constam no relatório Indicadores de Integração de Imigrantes 2022.

Crédito fácil para pagar dívidas? Burlas estão a aumentar com a crise
Foi a partir de 2022 que as famílias portuguesas começaram a sentir um maior aperto financeiro, quer por via da alta inflação, quer por via da subida de juros nos créditos habitação.

Cibercrime no Dia dos Namorados: 5 dicas de segurança na internet
Os criminosos costumam aproveitar as datas festivas para pôr os seus planos em prática. E o Dia dos Namorados não é exceção. Nesta altura do ano, os cibercrimes disparam mascarados de ofertas e descontos atrativos para experiências a dois. Mas quais são os sinais por detrás de um golpe informático? Neste artigo, reunimos 5 dicas para garantires a tua segurança e da tua cara-metade no mundo da internet.

Familiares e imobiliária de Manuel Pinho sem sigilo bancário e fiscal
O ex-ministro da economia Manuel Pinho está indiciado por crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais no caso EDP. E, agora, o Ministério Público (MP) está empenhado em saber onde Manuel Pinho e a sua esposa, Alexandra Pinho, esconderam o património imobiliário ou financeiro. Foi com esse objetivo que decretou a quebra do sigilo bancário e fiscal dos familiares diretos do casal e ainda da imobiliária da família.

CML alvo de buscas relacionadas com suspeitas de abuso de poder e corrupção no Urbanismo
As buscas relacionadas com a área do urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa prendem-se com suspeitas de crimes cometidos no exercício de funções públicas, inclusive abuso de poder e corrupção, tendo sido realizadas nas instalações do Campo Grande e nos Paços do Concelho, após denúncias no âmbi

Denúncias de crimes na Internet quase triplicaram com a pandemia
As denúncias de crimes na Internet quase triplicaram com a pandemia da Covid-19. Em 2020, face ao ano anterior, o Gabinete Cibercrime do Ministério Público (MP) recebeu 544 denúncias, mais 351 que no ano anterior, sendo que 138 foram encaminhadas para abertura de um inquérito.

Cibercrimes aumentaram “de forma exponencial” durante a pandemia, avisa PGR
O cibercrime disparou em Portugal com o início da pandemia do novo coronavírus. Os dados revelados recentemente pelo gabinete de cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a evolução deste fenómeno permitem concluir que o “número de crimes praticados nesta área – até dia 16 de abril – multiplicou-se de forma exponencial”.

PGR cria equipa especial para investigar crimes no futebol
A Procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal, decidiu nomear um pequeno grupo de procuradores para investigar exclusivamente crimes ligados ao futebol. A ideia não está a ser bem acolhida pelo Ministério Público (MP) e pela Polícia Judiciária (PJ).




A macabra casa de bonecas onde a “mãe da ciência forense” simulou cenários criminais
Frances Glessner Lee era conhecida no mundo dos detetives como "a mãe da ciência forense". Projetou uma série de maquetes com o objetivo de simular cenas de crime que se tornaram, depois, em casas de bonecas verdadeiramente aterrorizantes. Estes dioramas, como são conhecidos, faziam parte de um departamento de medicina legal que Lee criou na Universidade de Harvard, em 1945.

Ex-presidente do Montepio suspeito de vários crimes em negócio de terrenos
António Tomás Correia, presidente da Caixa Económica Montepio Geral entre 2008 e 2015, está a ser investigado pelo Ministério Público por suspeitas de burla qualificada, abuso de confiança, branqueamento de capitais, fraude fiscal e “eventualmente corrupção”. O banqueiro terá recebido uma transferência de 1,5 milhões de euros de um construtor civil da Amadora no âmbito de um financiamento para a compra e a urbanização do Marconi Parque, detrás do hipermercado Continente da Amadora.

Reabilitação do Mercado do Bolhão investigada pelo Ministério Público
A reabilitação do Mercado do Bolhão no Porto, que implicou um investimento na ordem dos 27 milhões de euros, está sob suspeita. O Ministério Público (MP) decidiu investigar a existência de eventuais crimes que violam a Lei de Bases do Património Cultural, durante o processo de reconstrução daquele espaço comercial centenário e emblemático, localizado no centro da Invicta.




Assim mudou o Central Park desde os violentos anos 80 (fotos)
As estatísticas da polícia dizem que em 1980 ocorreram em Nova Iorque (EUA) 180.235 crimes violentos, entre os quais 2.228 assassínios, 5.405 violações e 60.329 roubos com agressão. Muitos destes crimes ocorreram no conhecido Central Park, que na época não era o precioso pulmão verde da cidade dos arranha-céus que é hoje mas sim uma selva no meio de uma metrópole repleta de pessoas maldosas.
Fugas graves ao fisco já não escapam a julgamento
Quem for apanhado a cometer crimes fiscais graves já não vai ver o processo arquivado a troco do pagamento do imposto em falta. Desde o início do ano que não basta pagar: passou a ser obrigatório sujeitar todos os arguidos acusados a julgamento.
GNR deteve suspeito de crimes de burla com casas arrendadas para férias
A GNR de Viana do Castelo deteve um homem (de 50 anos) suspeito de 35 crimes de burla em todo o País através de um esquema que envolvia o arrendamento de casas para férias.