Na estrada que atravessa a pequena freguesia de Bagunte há uma fachada que se destaca. Entramos e encontramos um espaço único, pensado ao pormenor.
Entrar no atelier de Cristina Jorge de Carvalho, no centro de Lisboa, é mergulhar de imediato na sensação de luxo.
Depois de ter começado oficialmente a 10 de maio de 2025, a Bienal de Arquitetura de Veneza 2025 prolonga-se até 23 de novembro. Serão cinco meses em que a Lagoa de Veneza acolhe 66 participações nacionais e uma exposição principal com um tema comum: a necessidade de a arquitetura aproveitar todas as formas de inteligência existentes para enfrentar os desafios das alterações climáticas.
Esta é uma conversa sobre sensibilidade, responsabilidade e respeito.
O dicionário de língua portuguesa diz-nos que a palavra ecologia tem origem no grego oikos (casa, lugar onde se vive) e logos (estudo), significando literalmente “estudo da casa” ou “estudo do ambiente onde se vive”. Neste atelier, localizado no Porto, o conceito é levado muito a sério e torna-se visualmente evidente em todos os projetos.
André David, fundador do atelier Adarq, desenha ideias, processos, linguagens. É uma espécie de cruzamento entre o rigor técnico e a intuição artística, onde o desenho surge como ponto de partida, e foi sendo construído entre o mundo da construção civil e a vontade de pensar para além do desenho.
Há quem desenhe para a eternidade e quem projete para o impacto imediato. É neste segundo universo que encontramos Maria Tiago, arquiteta da Feeders, uma empresa de arquitetura efémera.
João Completo recebeu-nos em casa dos seus pais em Palmela: discreta, acolhedora e cheia de pormenores fascinantes. Este projeto funcionou como obra inaugural e laboratório prático.
"Uma casa não se faz só para quem lá vive. É uma peça dentro de um contexto, que influencia o tecido social, histórico e até emocional do lugar." As palavras do arquiteto António Costa Lima são ditas de forma pausada e tranquila, em conversa com o idealista/news.
Quando entramos no atelier liderado pelo arquiteto João Tiago Aguiar somos impactados com provas físicas das suas paixões: a bola de futebol e as fotografias das casas que projetou com modelos muitos especiais (a mulher e os filhos). João Tiago Aguiar conseguiu mesmo criar uma ligação única e e
Assumem-se como um atelier de arquitetura de luxo, com "conceitos inovadores e abordagens ambientalmente conscientes". Sónia Aguiar, arquiteta fundadora do LCAS-Studio, está há mais de 20 anos neste caminho que percebeu que seria o seu desde a casa que viu ser construída ainda em criança.
É fácil ficar horas a ouvir o arquiteto Nuno Ladeiro a falar sobre o seu percurso profissional, a prova de que existe um mundo dentro da capacidade de fazer um desenho. Herdeiro de um sentido estético intenso, por parte da mãe, e o pragmatismo dos números por parte do pai, Nuno Ladeiro estudou arquitetura em Portugal e rumou a Itália para um mestrado em design industrial. No regresso a casa é desafiado para ser coordenador da zona de intervenção da Expo 98 e juntar a escala do urbanismo à sua experiência. Na sua história cabe ainda a empresa de mobiliário Dimensão, um nome tão marcante em Portugal. "Tenho uma abordagem ao projeto de arquitetura não tanto técnica, mas mais na sua componente artística", confessa.
"Construir uma igreja, seja qual for a religião." O arquiteto André Caiado quer apenas conseguir fazer aquilo que lhe mudou a vida, perceber que há espaços que podem aproximar o homem do seu Deus. É essa responsabilidade e o poder da arquitetura "pode ser um caminho para a felicidade".
O português é quase perfeito. Percebe-se, apenas pela forma como fala, que o arquiteto Ren Ito, japonês a viver no Porto desde 2011, tem uma capacidade de ouvir muito especial. Talvez seja esse o segredo para perceber exactamente aquilo que os clientes querem, o respeito e o detalhe com que trabalha. O luxo é descrito como um processo igual a qualquer outro, “apenas com mais liberdade na escolha dos materiais”. Na verdade, é aqui que vive a contradição: os materiais utilizados na construção de luxo são muito mais duráveis e acabam por representar uma maior sustentabilidade financeira ao longo do tempo. “A arquitetura é um meio de enriquecer a vida das pessoas”, explica Ren Ito ao idealista/news para a rubrica Em casa do arquiteto.
Para Duarte Morais Soares, a parte “mais bonita e divertida da arquitetura” são os materiais, a sua conjugação, como as texturas falam entre si.
Apaixonado pela arquitetura desde pequenino, Pedro Carvalho sempre quis exercer a profissão na sua cidade, Braga.
É cada vez mais comum ver construções com estrutura em aço galvanizado, mas ainda existem muitas dúvidas em relação a este “sistema inovador para fazer construções tradicionais”.
Diz-se “arquiteto por acaso”, mas apaixonou-se perdidamente pela arquitetura. “Quando recebo um projeto para fazer e começo a fazer, é com o entusiasmo quase juvenil dos primeiros projetos. Ainda não perdi esse entusiasmo. Espero nunca o perder". Mário Martins nasceu em Lagos, e foi na cidade algarvia que desafiou o mercado e decidiu desenvolver a sua atividade desde 1988. Mesmo quando a opinião pública via a linguagem contemporânea como “mamarrachos”.
A conversa deveria ser com “os arquitetos”: Tomé Capa, Ivo Vaz Barbosa, Ricardo Acosta, sócios fundadores do LIMIT Studio, e Leonardo Rodrigues, colaborador.
Um apartamento no centro de Viseu que nos faz sentir como num resort de luxo em qualquer lugar do mundo. Sente-se paixão pelo espaço e é exatamente na mesma intensidade que observamos os olhares trocados por este casal – André Oliveira e Liliana Costa, arquitetos e sócios fundadores do atelier Artspazios. Apaixonados um pelo outro, pelo equilíbrio, pela natureza, beleza e arte - e pela vontade de criar espaços capazes de dar qualidade de vida às pessoas.
O conceito nasceu no Reino Unido, mas dez anos depois de Mariana Morgado Pedroso ter trazido a Architect Your Home para Portugal, a empresa comprou a casa-mãe, a Architect Your Home UK, ficando assim a deter a marca e trazendo a sede para “casa”, em Paço de Arcos.A arquiteta lidera agora quase 30 eq
Apaixonado pela arquitetura e pela sua equipa, João Rodolfo é a personificação da liderança. Foi no Traçado Regulador – atelier que fundou em 1997 – sob o olhar curioso dos colaboradores, habituados à sua discrição, que nos recebeu. Embora acredite que a arquitetura é cada vez mais valorizada, reconhece que ainda há um caminho a percorrer para que “a sociedade a valorize como indispensável”.
Perdeu-se uma grande estrela do rock, mas ganhou-se um arquiteto premiado.
Arquitetos de nove países diferentes – Portugal, Brasil, Turquia, Egipto, Polónia, Alemanha, Áustria, Equador e Itália, num mesmo atelier. Há sempre pessoas novas a chegar e outros que levam estas experiências para outros lugares. Este dinamismo sente-se no espaço da MASSLAB, atelier de arquitetura fundando em 2016 por Duarte Ramalho Fontes, Diogo Sousa Rocha e Lourenço Menezes Rodrigues.
É fácil imaginar esta conversa com o arquiteto Paulo Merlini em Nova Iorque, a sua cidade de sonho.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónico Subscrever