
Sustentabilidade é pilar primário no progresso logístico de Portugal
A procura de espaços logísticos em Portugal superou largamente a oferta existente durante o primeiro trimestre de 2025, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Esta grande procura tem levado ao aumento dos preços e da concorrência, intensificando também a pressão sobre a disponibilização de infraestruturas modernas e bem localizadas.

Habitação: 70% dos portugueses tem casa própria – mas 23% ainda a paga
São muitas as pessoas que têm casa própria em Portugal – sete em cada dez, ou seja, 70% da população, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) –, sendo que a maioria (43%) já tem a casa totalmente paga enquanto 23% continua a pagar o respetivo crédito habitação. Esta é uma das conclusões a retirar de um estudo realizado pela Escolha do Consumidor, em que foram inquiridos 204 portugueses com idades a partir dos 18 anos.

Portugal conquista o 2.º lugar no top mundial do humor
Um estudo internacional que analisou o estilo de humor de milhares de pessoas em diferentes países colocou Portugal no pódio da comédia global.

Portugal soma 3.200 novos milionários em apenas um ano
Em 2024, Portugal registou um aumento de 1,9% no número de milionários, com 3.200 pessoas a entrarem neste grupo, totalizando cerca de 175 mil pessoas com um património superior a um milhão de dólares, revela o “Global Wealth Report 2025” do UBS.

Centros comerciais geraram mais de 14 mil milhões de euros de riqueza
Os centros comerciais receberam mais de 600 milhões de visitas e geraram um valor superior a 14 mil milhões de euros de riqueza nacional, no ano passado, segundo um estudo da Nova SBE, encomendado pela APCC.

Portugal é 8º país da UE com preços mais caros de alojamento turístico
Portugal subiu de 10º para 8º lugar entre os países da União Europeia (UE) com preços das dormidas mais elevados, em 2024, mas em fevereiro deste ano inverteu a trajetória, de acordo com um estudo da CoStar.

Gostas de doces? 3 em cada 4 portugueses dizem que sim
São muitos os portugueses que assumem ser “gulosos”. Os dados do estudo TGI da Marktest, relativo a 2023, mostra isso mesmo. São 5 milhões e 690 mil os portugueses que dizem gostar de doces, o que representa 76,3% dos residentes no continente entre os 15 e os 74 anos. Ou seja, três em cada quatro pessoas confessam-se “gulosas”.

Com um milhão de dólares compra-se uma casa de luxo em Lisboa de 92 m2
É mais um indicador que demonstra que comprar uma casa de luxo está mais caro um pouco por todo o mundo. Em Lisboa, por exemplo, muita coisa mudou em dez anos: em 2014, com um milhão de dólares era possível comprar uma casa com 187 metros quadrados (m2), mas em 2024, com o mesmo montante, só se conseguia adquirir um imóvel com 92 m2, ou seja, 51% mais pequeno. Em causa estão dados que constam no “The Wealth Report”, um relatório da Knight Frank, parceira em Portugal da Quintela e Penalva.

Affluent, Premium e Luxo: raio-x ao imobiliário de gama alta em Portugal
O imobiliário residencial de gama alta continua a atrair muitos investidores e/ou compradores em Portugal, sendo que a oferta, à semelhança do que acontece no setor em geral, mantém-se inferior à procura. Um mercado (de gama alta) que se pode dividir em três segmentos: Affluent, Premium e Luxo. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “O Mercado Residencial de Gama Alta em Portugal – Impacto e Tendências”, preparado pela NOVA SBE para a Porta da Frente Christie's, com base em dados (também) do idealista e apresentado esta terça-feira (25 de fevereiro de 2025).

Regresso aos escritórios ganha força e espaços são mais eficientes
Ainda que aparentemente o modelo híbrido tenha vindo para ficar, nos últimos dois anos o escritório voltou a assumir um papel central no trabalho. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “Future of Work Survey”, realizado pela JLL. Segundo o mesmo, há sinais de otimismo no mercado imobiliário corporativo (CRE), com dois terços dos líderes empresariais globais a prever o reforço do investimento no setor, de forma a tornar os espaços mais eficientes e a atrair trabalhadores.

Maiores construtoras geram mais receitas – há uma portuguesa no top 100
As 100 maiores empresas de construção do mundo geraram receitas de 1,997 biliões de dólares em 2023, o que representa um aumento de 3,4% face ao ano anterior. Mais de metade das receitas (53,5%) provêm de empresas sediadas na China, com a China State Construction Engineering a liderar o ranking, tendo registado cerca de 320 mil milhões de dólares de receitas no ano passado. Portugal está representado no top 100 mundial pela Mota-Engil, que ocupa a 56ª posição.

Reembolso das propinas já está a ser pago: como posso confirmar?
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação já validou um total de 91.585 candidaturas para o reembolso das propinas, de um total que é já superior a 175 mil pedidos.

Escritórios em zonas prime: rendas aumentam 3% num ano
As rendas dos escritórios prime aumentaram 3% num ano – entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024 – em algumas das maiores cidades do mundo. Já os custos efetivos líquidos "all-in" dos inquilinos (renda mais custos de adaptação) aumentaram 3,8%, isto “à medida que se mantém a tendência estrutural para a procura de espaços de escritório premium de alta qualidade”. Esta é uma das conclusões a retirar do relatório da Savills “Prime Office Costs”, que contempla 35 cidades (nenhuma portuguesa).

As 100 marcas portuguesas mais valiosas em 2024 são…
A EDP volta a ser em 2024 a marca portuguesa mais valiosa, algo que ocorre “consistentemente há vários anos”, refere a consultora OnStrategy, que publicou recentemente o Top 100 das marcas portuguesas mais valiosas em 2024. Galp Energia e Jerónimo Martins ocupam o segundo e terceiro lugares do ranking, respetivamente.

Comércio de rua: Chiado é 29ª localização mais cara do mundo
A famosa Quinta Avenida, em Nova Iorque (EUA), continua a ser a localização de comércio de rua mais cara do mundo, com valores anuais por metro quadrado (m2) de 20.384 euros. Seguem-se no pódio as ruas Via Montenapoleone, em Milão (Itália), e Tsim Sha Tsui, em Hong Kong, que trocaram de posições este ano face ao ranking do ano passado. O Chiado (Lisboa) surge na 29ª posição da tabela, tendo descido um lugar comparativamente com 2022. Esta são algumas das conclusões a retirar do relatório “Main Streets Across the World”, da Cushman & Wakefield (C&W).

Portugal atrai investimento estrangeiro – mas carga fiscal é problema
Portugal atraiu 248 projetos de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em 2022, mais 24% face a 2021. Um número que coloca o país no top 10 europeu com maior taxa de crescimento de projetos IDE. Segundo o EY Attractiveness Survey Portugal, que avalia a perceção dos investidores estrangeiros relativamente à atratividade do país enquanto destino de IDE, Portugal subiu para a 6ª posição do ranking dos países europeus com mais projetos de IDE anunciados. Mas nem tudo são boas notícias, nomeadamente no setor imobiliário: a alta carga fiscal, com taxas de IMI e IMT agravadas, estão a afastar o investimento estrangeiro.

Habitação tem uma “estrutura de custos profundamente desigual”
Há uma “estrutura de custos profundamente desigual” no mercado da habitação em Portugal. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “Reformas Estruturais”, divulgado esta quarta-feira (19 de julho de 2023) e publicado no âmbito dos relatórios anuais sobre o “Estado da Nação e as Políticas Públicas” do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais do ISCTE. Trata-se de um estudo coordenado pelo economista Ricardo Paes Mamede que traça o estado do país em nove áreas, sendo uma delas precisamente a habitação.

Adeus trabalho: Portugal é o melhor país para viver a reforma
Que países reúnem as melhores condições para gozar da melhor forma possível a merecida reforma, depois de anos e anos a trabalhar? O top oito é liderado por Portugal, com uma pontuação de 87,4, numa escala de 0 a 100. México e Panamá ocupam, por esta ordem, o segundo e terceiro lugares do pódio. Em causa está um ranking realizado todos os anos pelo portal International Living.

Falta de acesso à habitação "é mais premente" na zona norte da AML
A falta de acesso à habitação na Área Metropolitana de Lisboa “é mais premente” na zona norte, mas o aumento dos preços está a expandir-se a todos os municípios e a acentuar-se nos limítrofes, revela um estudo.

Novo aeroporto de Lisboa: quais as opções em cima da mesa?
A história sobre o futuro aeroporto de Lisboa já soma 50 anos. Mas houve progressos nas últimas semanas: o Governo e o PSD chegaram a acordo sobre a metodologia a seguir para que no próximo ano se possa decidir a localização do novo aeroporto de Lisboa. Em estudo vão estar várias localizações para construir o novo aeroporto, como: Montijo, Alcochete e Santarém.

Estudo sobre habitação: as entidades que o Governo vai ouvir
O Governo anunciou que vai realizar um estudo “tendo em vista a elaboração de propostas tendentes à promoção da transparência e regulação do mercado habitacional”. Estudo esse que contará com a participação de 16 entidades. Uma delas, a Ordem dos Economistas, não integrava a lista inicial fornecida pelo Executivo, tendo agora sido acrescentada.

As cidades mais caras do mundo para viver como expatriados
Lisboa é a 109ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida para expatriados, descendo 26 posições em relação a 2021, num ranking liderado por Hong Kong, segundo o estudo da Mercer divulgado esta quarta-feira (29 de junho de 2022).

Inflação e subida de preços: 72% dos portugueses estão a conter gastos
Face à situação económica atual, de inflação em alta e subida generalizada de preços, 72% dos portugueses estão a conter os gastos, nomeadamente os mais velhos – com idades compreendidas entre 55 e 64 anos (81%) e 65 e 74 anos (80%) –, as famílias em que o rendimento do agregado é inferior (87%) e os residentes em Lisboa (80%). Esta é uma das conclusões a retirar do mais recente estudo do Observador Cetelem Consumo, realizado já em tempos de inflação elevada.

Portugal é o 7º melhor destino do mundo para realizar congressos
É mais um indicador que confirma que Portugal continua a estar no radar dos investidores e do “mundo dos negócios”. Em 2021, Portugal subiu ao sétimo lugar do ranking mundial de países que mais recebem e organizam congressos e convenções, tendo escalado três lugares face ao ano de 2019, antes da pandemia da Covid-19. A nível europeu, encontra-se na sexta posição, sendo que era sétimo em 2019. Em causa estão dados que constam no último relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos (ICCA, na sigla em inglês).

Lisboa é a terceira cidade mais cara do mundo para se viver
Roma (Itália), Londres (Reino Unido) e Lisboa. Estas são, por esta ordem, as três cidades onde é mais caro viver, tendo em conta os rendimentos médios disponíveis das pessoas quando comparados com os preços da habitação e com o custo de vida. Significa, então, que a capital portuguesa é a terceira cidade do mundo menos viável financeiramente para se viver. Em causa está um estudo da seguradora inglesa CIA Landlord.