
Novas pensões antecipadas disparam 19%: cerca de 24 mil reformas em 2024
O número de novas pensões antecipadas atribuídas pela Segurança Social subiu 19,2% em 2024, atingindo cerca de 24 mil casos. O aumento deveu-se, sobretudo, às antecipações por flexibilização da idade, que cresceram 32% face ao ano anterior, para 15,3 mil, enquanto as pensões por desemprego de longa duração subiram apenas 1,9%, para perto de 9 mil.

Novo IRS 2025 já é conhecido: como fica a retenção nos salários?
Já são conhecidas as novas tabelas de IRS que vêm reduzir o desconto mensal do imposto nos salários e pensões até ao fim do ano. Em agosto e setembro, vão ser aplicadas taxas excecionalmente mais baixas para compensar as retenções na fonte realizadas desde o início do ano.

Novos valores do Indexante de Apoios Sociais para 2025
O ano de 2025 começa com boas notícias para quem recebe benefícios de prestações pagas pela Segurança Social.

Pensão de alimentos: como podes reclamar a falha de pagamento?
O mundo está em constante mudança e as relações familiares não são exceção.

Quando vai ser pago o apoio extra aos pensionistas?
O ano 2024 reserva uma boa surpresa para os reformados. Foi no dia 14 de agosto que o primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou a boa nova, ficando a saber-se que os pensionistas com reformas mais baixas receberiam um “bónus”.

Pensão unificada: tudo o que precisas de saber
Quem irá pagar a minha reforma?

Pensões Vs PIB: Portugal é o quinto país da UE onde o peso é maior
Em 2021, os países da União Europeia (UE) gastaram 1.882 mil milhões de euros com o pagamento de pensões, o equivalente a 12,9% do PIB. Segundo dados divulgados pelo Eurostat, apesar dos gastos com estas prestações para a velhice terem aumentado 2,8% face a 2020, o peso no PIB foi 0,7 pontos percentuais (p.p.) inferior a 2020, ano em que se situou em 13,6%. Portugal é, de resto, um dos países da UE onde as pensões de velhice e sobrevivência mais pesam no PIB: ocupa o 5º lugar entre 27 países.

Cerca de 13,2% dos pensionistas continuam a trabalhar depois da reforma
Cerca de um em cada oito pensionistas continuaram a trabalhar depois de receberem a primeira pensão, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Mais de metade deixou de trabalhar nesse momento.

Velhice: 4 em cada 10 pensionistas têm reforma inferior ao valor mínimo
Entre 2018 e 2022, quase quatro em cada 10 pensionistas de velhice (37,1%) recebem um valor de reforma inferior ao valor mínimo estabelecido no Regime geral de pensões, que passou, em cinco anos, de 269,08 euros para 278,05 euros. Em causa estão dados que constam no Relatório da Conta da Segurança Social relativo a 2022 e divulgado recentemente.

Segurança Social: Fundo de Estabilização já vale quase 30.000 milhões
O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) – criado em 1989 para assegurar o pagamento de pensões num cenário em que o sistema entra em défice – fechou 2023 a valer cerca de 29,8 mil milhões de euros. Trata-se de um valor que cobre 21 meses da despesa com pensões contributivas e que representa uma valorização de 6,8 mil milhões de euros num ano. Em causa estão dados provisórios do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

IRS, salários ou pensões: o que vai mexer com a carteira em 2024?
O novo ano traz alterações a nível fiscal, sendo que algumas, como a redução das taxas do IRS, vão ter um impacto no orçamento familiar abaixo do esperado com o fim do IVA zero e previsível subida de preços. Também há mudanças à vista nas pensões, salários ou prestações sociais. Afinal, o que vai mexer com a carteira das famílias portuguesas em 2024?

Mulheres têm pensões muito mais baixas que homens – diferença aumentou
As mulheres continuam a ter pensões inferiores às dos homens, apesar de serem mais qualificadas e de se reformem cada vez mais tarde. Em 2022, o diferencial era de 43,2%, uma percentagem que se agravou em comparação com 2012 e que se tem mantido próxima destes valores ao longo de toda a última década.

Fim do RNH em Portugal: reformados italianos voltam-se para a Albânia
O estatuto de residentes não habituais (RNH) em Portugal deverá chegar ao fim já a partir do próximo ano, se a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) for aprovada tal como está.

Reforma antecipada: 1 em cada 4 pessoas deixa de trabalhar mais cedo
No ano passado, 27% das reformas em Portugal ocorreram antes da idade legal, o que significa que um em cada quatro portugueses reforma-se antecipadamente. De referir que desta percentagem quase metade dos pedidos de reforma antecipada acontece após esgotado o subsídio de desemprego.

Os melhores (e piores) sistemas de pensões do mundo são…
Que país tem o melhor sistema de reformas/pensões do mundo? O primeiro lugar é ocupado por Países Baixos, que destronou a Islândia, que ocupa, agora, a segunda posição do ranking. Em causa está um índice global anual realizado pela Mercer. A completar o pódio encontra-se a Dinamarca.

Da habitação ao IRS: descobre todas as medidas do OE2024 neste guia
Já são conhecidos os pormenores do Orçamento de Estado para 2024 (OE2024). Na tarde desta terça-feira, dia 10 de outubro, o ministro das Finanças Fernando Medina entregou na Assembleia da República a proposta de lei que define as contas públicas para o próximo ano, que vem aumentar pensões e salários, descer o IRS e ainda reforçar os apoios à habitação, numa altura em que o país enfrenta uma crise de acesso a casa própria. Mas há mais novidades que tocam os bolsos dos portugueses, como o alagarmento das creches gratuitas e o agravamento do IUC. Fica a conhecer tudo neste guia com todas as novidades do OE2024 preparado pelo idealista/news.

Pensões com aumento intercalar a partir de julho - o que significa?
A partir de julho está previsto um aumento intercalar das pensões em Portugal, como revelou o Governo Português num Conselho de Ministros.

Amortizar o crédito habitação ou planear a reforma: o que é melhor?
Quem tem algumas poupanças, pode ficar na dúvida entre investir num plano de pensões ou amortizar o crédito habitação, até porque agora as famílias podem pagar antecipadamente os empréstimos de taxa variável sem pagar quaisquer comissões ou impostos. Ambas as opções possuem vantagens e desvantagens e, dependendo do caso, pode ser mais vantajoso optar por uma alternativa ou por outra. O idealista/news analisou os principais pontos chave que te podem ajudar a decidir entre amortizar o crédito da casa ou investir as poupanças num plano de pensões.

O que muda nos salários e pensões em 2023
Adeus 2022, olá 2023. O Ano Novo traz mudanças nos salários e pensões em Portugal, com aumentos que, contudo, não deverão compensar a subida do custo de vida, que disparou com o escalar da taxa de inflação – em dezembro terá sido de 9,6%, segundo a mais recente estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE). Eis algumas das alterações que entrarão em vigor já a partir de janeiro.

Novas tabelas do IRS de julho mostram taxa efetiva de imposto
As tabelas com o novo modelo de retenção na fonte do IRS que chegam em 1 de julho têm uma coluna com a taxa efetiva da retenção mensal contemplando uma parcela a abater de valor fixo por dependente.

Limite à atualização das rendas em 2023 aprovado no Parlamento
Já há três medidas aprovadas no Parlamento que fazem parte do pacote de apoios desenhados para atenuar os efeitos da inflação na carteira das famílias. E uma delas é mesmo o travão à atualização das rendas em 2023, que fica limitada a um aumento de 2%.

Este país não é para velhos? O que esperar das pensões em Portugal
Esta é uma discussão antiga. Irá a Segurança Social (SS) falir? Terão os portugueses direito à sua mais que merecida reforma. Em tempos de crise, com a inflação a bater recordes, o tema volta a dar que falar. O primeiro-ministro António Costa já disse, de resto, que nunca aceitará colocar em causa a sustentabilidade do sistema de SS, salientando, no entanto, que era impossível suportar maiores aumentos das pensões. Uma coisa é certa: com o passar dos anos, seremos menos e mais velhos na Europa, sobretudo em Portugal. O que terá impacto, claro, nas reformas.

OE2023: pensões mais baixas sem aumento extraordinário no próximo ano
As pensões de valor mais baixo não vão ter em 2023 o aumento extraordinário que aconteceu ao longo destes últimos anos, disse esta terça-feira, dia 6 de setembro de 2022, o ministro das Finanças, Fernando Medina.
“O que acontecerá em 2023 é um aumento regular das pensões”, afirmou Fernando Med

OE2022: atualização extraordinária das pensões entra hoje em vigor
O diploma que define e regulamenta o pagamento extraordinário de 10 euros a pensionistas até 1.108 euros (2,5 vezes o valor do indexante dos apoios sociais) entra esta sexta-feira, dia 8 de julho, em vigor, depois de ter sido publicado na quinta-feira.

Tabelas do IRS sobre as pensões mudam em julho – explicamos tudo
As tabelas de retenção na fonte do IRS sobre as pensões vão ter um novo ajustamento a partir de julho para acomodar o aumento extra de até 10 euros que abrange os pensionistas que recebem até 1.108 euros.
A alteração às tabelas de retenção na fonte sobre as pensões consta de um despacho do secretár