BdP: crédito habitação sem entrada é ignorar erros passados
O governador do Banco de Portugal (BdP), Álvaro Santos Pereira, disse esta sexta-feira (dia 21 de novembro de 2026) que quem quer relaxar regras como a exigência de entrada no crédito habitação não aprendeu “com os erros do passado”.
Crédito habitação a 50 anos nos EUA? A vantagem e as… desvantagens
Poder pagar a casa ao banco a longo prazo, durante 50 anos. A ideia foi lançada pelo governo dos EUA, tendo sido alvo de críticas por parte de decisores políticos e economistas, que consideram que um crédito habitação mais longo resolve poucos problemas de base do mercado residencial, como a falta de oferta de casas e as elevadas taxas de juro.
Crédito habitação: dicas a ter em conta antes de pedir um empréstimo
Comprar casa é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa ou família. Além de ser, muitas vezes, uma escolha para toda a vida, acarreta elevados custos financeiros, tendo os consumidores de se endividarem – por vezes a longo prazo – para avançar com o processo. Pedir um crédito habitação é, portanto, uma decisão que exige ponderação e conhecimentos. No artigo desta semana da Deco Alerta, damos-te algumas dicas a ter em conta antes de pedires um empréstimo ao banco para comprar casa.
Estás na “lista negra”? Descobre no teu Mapa de Responsabilidades
Se estás a pensar pedir crédito para comprar casa, trocar de carro ou consolidar dívidas, há um documento que não podes ignorar: o Mapa de Responsabilidades de Crédito.Emitido pelo Banco de Portugal, este mapa pode decidir se o teu crédito é aprovado — ou recusado.
Intermediários ganham força (e peso) no crédito habitação
Em 2024, a intermediação no crédito habitação e hipotecário representou mais de metade do número e do volume de empréstimos concedidos. Isso mesmo mostram os dados do Banco de Portugal (BdP): 56% dos mais de 125 mil contratos celebrados e 57% dos 17,9 mil milhões de euros que estes empréstimos totalizam foram concedidos através de intermediários de crédito.
Jovens já representam 59% dos novos contratos de crédito habitação
O peso dos jovens no montante dos novos contratos de crédito habitação aumentou de 53% em agosto do ano passado para 61% no mesmo mês deste ano, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).
Garantia pública no crédito da casa abrange 15,3 mil contratos até agosto
A garantia pública na compra da habitação abrangeu 15,3 mil contratos de crédito até agosto, representando 39,6% do total realizado por jovens até aos 35 anos, segundo dados divulgados esta segunda-feira (29 de setembro de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP).
Bancos veem intermediários de crédito como parceiros e não concorrentes
Os principais bancos portugueses encaram os intermediários de crédito habitação como parceiros para captarem clientes e não como concorrentes, segundo afirmaram esta quarta-feira (10 de setembro de 2025) os administradores do BPI, CGD, Novo Banco, BCP e Santander.
Prestação da casa continua alta: renegociar o spread é boa opção?
São muitas as famílias que compram (e compraram) casa em Portugal com recurso a crédito habitação. E muitos dos empréstimos são (e foram) concedidos pelos bancos indexados a taxas Euribor variáveis – só mais recentemente as taxas mistas e/ou fixas ganharam terreno. O problema é que as prestações a pagar ao banco pelo financiamento mantém-se, muitas vezes, altas. Será, então, que renegociar o spread do crédito habitação é boa opção? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Empréstimos da casa: avaliação bancária com novo recorde em julho
O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi 1.945 euros por metro quadrado em julho, mais 34 euros do que no mês anterior e uma subida de 18,7% face a julho de 2024, avançou o INE, esta terça-feira (dia 26 de agosto de 2025). Em junho, o aumento homólogo tinha sido de 18,1%, apontou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Crédito habitação: juros baixam e prestação média mantém-se em julho
A taxa de juro implícita no crédito habitação em Portugal caiu para 3,385% em julho, confirmando a tendência de descida que se verifica desde o início do ano. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro desceu de 2,951% em junho para 2,897% em julho, oferecendo condições mais favoráveis para quem procura financiamento habitacional.
Crédito habitação: intermediários crescem 30% e ultrapassam bancos
Pedir crédito habitação diretamente no balcão dos bancos está a cair em desuso, em Portugal. Cada vez mais famílias recorrem aos intermediários de crédito, que trabalham lado a lado com a banca. Se em 2019 apenas 9,2% dos empréstimos para comprar casa passava por estes profissionais, em 2024 já era mais de metade de metade (57%), segundo dados do Banco de Portugal.
Taxa de juro de renegociações e novos créditos habitação cai para 2,91%
A taxa de juro média das novas operações de crédito habitação, incluindo renegociações, desceu em junho pelo quinto mês consecutivo, para 2,91%, o valor mais baixo desde outubro de 2022, divulgou esta quinta-feira (31 de julho de 2025) o Banco de Portugal (BdP).
Crédito habitação: "Achamos que ainda haverá descidas da Euribor"
Numa altura em que o mercado imobiliário continua a adaptar-se a novos desafios — desde a inflação às taxas de juro, passando pelas mudanças no perfil dos compradores — o crédito habitação está também a viver uma fase de transição.
Novo crédito da casa recua – e taxa de juro média volta a descer
Em abril, o montante concedido pelos bancos em novos contratos de crédito habitação abrandou face a março, tendo diminuído 195 milhões de euros, para 1.775 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quarta-feira (6 de junho de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Em queda está também a taxa de juro média dos novos empréstimos para a compra de casa, que passou de 3,13% em março para 3,06% em abril, o valor mais baixo desde dezembro de 2022.
Crédito habitação: mais devedores e valor total sobe ao ritmo de 2008
Está instalada a corrida ao crédito habitação em Portugal desde o início do ano, o que acaba por mexer com as dívidas totais das famílias.
Garantia pública no crédito habitação “não compensa” para muitos jovens
Dados recentes do Banco de Portugal (BdP) indicam que, no primeiro trimestre do ano, os contratos de crédito habitação com recurso à garantia pública do Estado – para jovens até aos 35 anos – representaram apenas 9% do número total de novos contratos e 13% do montante de novos contratos. Para a Deco, trata-se de um apoio à compra de casa – tem de ser a primeira de habitação própria permanente – que “não compensa” para muitos jovens.
Garantia pública no crédito habitação: bancos já alocaram 15% do valor
O ministro das Finanças adiantou esta terça-feira (6 de maio de 2025) que há uma "forte adesão" à garantia pública para o crédito habitação a jovens, tendo já sido alocado 15% do valor atribuído até ao final do primeiro trimestre do ano.
Crédito da casa: Tribunal de Justiça da UE decide sobre taxa de abertura
Será a taxa de abertura de crédito hipotecário cobrada pelos bancos abusiva ou não abusiva? O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) deverá pronunciar-se esta quarta-feira (30 de abril de 2025) sobre o tema, sendo esta uma decisão aguardada com expectativa quer pelas instituições financeiras quer pelos milhares de clientes que pediram dinheiro emprestado ao banco para comprar habitação.
Corrida à garantia pública do crédito – mas reforço da dotação é incógnita
A corrida ao crédito habitação está ao rubro, havendo muitos jovens aproveitar os incentivos do Governo tendo em vista a compra da primeira habitação. É o caso, por exemplo, da garantia pública do Estado, sendo que até ao início de abril os pedidos de financiamento ao abrigo desta iniciativa ultrapassavam os dois mil milhões de euros. Antecipa-se, por isso, o reforço da medida, que depende, no entanto, de um relatório a publicar pelo Banco de Portugal (BdP) em abril. O problema é que o documento não existe, não estando prevista a sua publicação.
Juros no crédito habitação caem para 3,735% – recuam há 14 meses
A taxa de juro implícita no crédito a habitação recuou em março pelo 14º mês consecutivo, o que é um bom indicador para quem está a pensar pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. A descida em causa, para 3,735%, faz com que a taxa se encontre no valor baixo desde junho de 2023, sendo 9,5 pontos base (p.b.) inferior à verificada em fevereiro, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira (21 de abril de 2025).
Novos contratos de crédito habitação: montante concedido cai em janeiro
Em janeiro, o montante concedido pelos bancos em novos contratos de crédito habitação recuou 567 milhões de euros face ao mês anterior, para 1.522 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quarta-feira (5 de março de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Já a taxa de juro média estabilizou nos 3,22%, após 14 meses consecutivos de quedas.
Seguro de vida no crédito da casa: o que é e que importância tem?
É obrigatório ter um seguro de vida aquando da contratação, junto de um banco, do crédito habitação? E será que é possível fazer um seguro numa seguradora externa, ou o melhor será aceitar a proposta apresentada pelo banco que vai conceder o empréstimo para a compra de casa? Damos resposta a estas e outras perguntas neste artigo preparado pela Deco.
Garantia pública no crédito habitação tem "limitações e riscos"
A garantia pública no crédito habitação, uma medida de incentivo dada pelo Governo aos jovens (alguns) aquando da compra da primeira habitação – começou a funcionar este ano –, poderá acarretar alguns riscos, podendo “potencialmente impactar dois domínios de desigualdade: o domínio da habitação e o domínio da riqueza, rendimento e condições de vida”. Esta é uma das conclusões do estudo “Toolkit das desigualdades: Aplicação experimental à criação da Garantia Pública na compra da primeira habitação", da autoria de três responsáveis do CoLABOR – Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social.
Montante total de concessão de crédito habitação aumenta há 13 meses
O montante total de concessão de crédito habitação em Portugal (novo e existente) não para de subir, estando a ser impulsionado, de certa forma, pelas ajudas concedidas pelo Estado aos jovens, nomeadamente através da isenção de IMT e de Imposto de Selo e da garantia pública. Os números mais recentes do Banco de Portugal (BdP) confirmam este cenário, tendo o ‘stock” de empréstimos aumentado 4,1% em janeiro. É, de resto, o 13º mês consecutivo de crescimento.