Verificação de baixas médicas com novas regras

Verificação de baixas médicas com novas regras: descobre o que muda

O anterior Governo (PS) avançou com várias mudanças na atribuição de atestados multiúsos e na duração das baixas médicas. Desde 1 de março, por exemplo, que os médicos das urgências, do setor privado e social, podem atribuir baixas. Mais recentemente, a partir de 1 de abril, entraram em vigor novas regras na verificação e/ou fiscalização das baixas médicas. Passam a poder ser verificadas em qualquer altura pela Segurança Social, entre outras novidades. 
mexer no telemóvel

Levas o telemóvel para a casa de banho? É melhor ler isto

Hoje em dia levamos o telemóvel para todo o lado – como se se tratasse de uma extensão do próprio corpo. Para a cama, para a cozinha, e até para a casa de banho. O telemóvel é, aliás, primeira coisa que muitas pessoas veem todas as manhãs.  As preocupações sobre o seu uso excessivo geralmente concentram-se nas distrações que podem causar, nos efeitos da exposição à radiofrequência, ou o quão viciantes podem ser. Mas outro dado importante, e muitas vezes esquecido, é este: o risco de infeção microbiana.
Europeus acreditam que estão de boa saúde?

Que europeus dizem estar de boa saúde? Portugueses pouco confiantes

Este mapa mostra uma imagem interessante, visto que permite perceber qual é o retrato que os europeus fazem sobre a sua própria saúde. Uma espécie de autoavaliação, sendo que não é, na prática, o estado real da sua saúde. Os portugueses são, como se pode constatar na imagem, dos que têm uma autoperceção da saúde mais baixa (50,2%), encontrando-se apenas atrás de Letónia (49,8%) e Lituânia (47,9%). 
Demência vai aumentar em todo o mundo

Demência a aumentar – afetará mais de 150 milhões de pessoas em 2050

As estimativas apontam para que 57 milhões de pessoas convivam com demência, uma doença degenerativa incurável que, em casos graves, as torna dependentes de cuidados 24 horas por dia. Um estudo recente publicado na revista Lancet Public Health reforça as previsões de que este número vai disparar: em 2050, triplicará para 152,8 milhões de pessoas, sendo que as mulheres serão desproporcionalmente afetadas por esta doença.
Portugal entre os países que defendem 'apps' para controlar surto da Covid-19

Portugal entre os países que defendem 'apps' para controlar surto da Covid-19

Portugal, Espanha, Itália, França e Alemanha. Os governantes com a pasta digital destes cinco países europeus assinaram uma carta na qual defendem e apelam ao desenvolvimento e uso de aplicações contra a Covid-19. Ferramentas que, segundo os responsáveis, podem tornar-se úteis na gestão da pandemia, travando possíveis cadeias de transmissão.
Como controlar o medo e a ansiedade causados pela crise do coronavírus

Como controlar o medo e a ansiedade causados pela crise do coronavírus

A pandemia do coronavírus está a deixar as populações em alerta e à beira de um ataque de pânico. É difícil manter a calma, diante da incerteza, mas é importante, mais do que nunca, cultivar a tranquilidade. A Ordem de Psicologia de Madrid divulgou uma série de recomendações tanto para as pessoas que não têm uma relação direta com o vírus, quer para aqueles que têm ou possam vir a ter, para que seja possível enfrentar o mal-estar psicológico desencadeado por toda esta situação.